The Factory Residences Campanhã é o nome do novo empreendimento que está a surgir numa das zonas do Porto com maior potencial de desenvolvimento. O promotor do The Factory Residences Campanhã é a Portaviv, uma empresa com origem nos Estado Unidos, Israel, e com participação de capital nacional.
A comercialização do empreendimento está a cargo da Century21 Grupo Aliados II e conta com as sinergias operativas de toda a rede imobiliária da marca, a nível nacional e internacional. Com valores a partir dos 185 mil euros, o The Factory Residences Campanhã tem a sua conclusão prevista para o final deste ano.
O novo empreendimento aposta numa arquitetura exterior inspirada no contexto industrial da construção anteriormente existente naquele local. O edifício é composto por 10 frações autónomas, das quais oito são habitações de tipologia T2 duplex e dois são apartamentos de tipologia T1.
As oito frações de tipologia T2 duplex desenvolvem-se em quatro volumes de duas águas e dois pavimentos, com acesso através de um corredor comum, paralelo à rua.
As frações de tipologia T1 estão localizadas no Piso 1 e 2 do volume de três pavimentos, com acesso a partir de umas escadas exteriores. No Piso 0, para além dos espaços comuns de circulação, foi criado um escritório com ligação ao logradouro do empreendimento.
As habitações T2 Duplex, com áreas entre os 92 m² e os 117 m², dividem-se em dois pisos. No nível 0 fica a zona social da casa - cozinha, sala de estar e sala de jantar - num conceito de plano aberto, que inclui WC de serviço e acesso ao pátio.
O piso 1 é reservado para a zona privativa - com dois quartos em suite, ambos com roupeiros embutidos – e a ligação entre os dois pisos é feita por escada interior. Todas as habitações têm pelo menos um pátio, com áreas que variam entre os 8 m² e os 11 m². Já os apartamentos T1, com áreas de 51 m² e 52 m², situam-se nos pisos 1 e 2 do empreendimento, num corpo construído na zona mais a norte.
Nuno Cunha, Managing Director da Portaviv, refere que «atualmente, a empresa está a promover diversos projetos em Portugal. Apenas no último ano, foram contratualizados investimentos na ordem dos 20 milhões de euros, que se traduzem na concretização de cinco empreendimentos para a criação de 55 fogos de tipologias que variam entre o T1 e o T3. Para além disso, a empresa continua ativamente a procurar novas oportunidades de investimento, em Portugal».
Para Vasco Marques, Broker e CEO da Century21 Grupo Aliados II, «é com enorme entusiasmo que desenvolvemos esta parceria com a Portaviv para a comercialização deste empreendimento. O The Factory Residences Campanhã foi pensado para dar resposta às necessidades de habitação do Concelho do Porto, tirando partido do legado arquitetónico da cidade e do seu potencial de reconversão. Este empreendimento é perfeito para quem valoriza um estilo de vida cosmopolita e contemporâneo».