O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) adjudicou hoje à empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda. a empreitada para a construção da nova residência de estudantes, num investimento superior a 5 milhões de euros. Localizada no campus do IPG, a nova residência deverá estar concluída a tempo de receber os primeiros estudantes no início do ano letivo de 2026/2027.
A nova residência de estudantes, a construir na Quinta do Zambito, disponibilizará 152 camas e conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O auto de consignação foi assinado por Joaquim Brigas e pelos dois sócios da empresa de construção de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, Diamantino de Almeida Cabral e João Paulo de Almeida Cabral.
“É um dia histórico para o Politécnico da Guarda, que teve de vencer muitos obstáculos para conseguir esta infraestrutura para alojar estudantes que se querem matricular nos seus cursos, mas que não conseguem suportar os custos do mercado de arrendamento local”, afirmou Joaquim Brigas, presidente do IPG, em comunicado do Instituto Politécnico da Guarda.
“Primeiro, o IPG teve que fazer valer os seus direitos em 2024 para que a Agência Erasmus+ reconhecesse o seu direito a ser financiado pelo PRR. Depois teve de lutar para conseguir ser financiado pelo montante adequado, o que foi reconhecido e, agora, permite fazer esta obra com um valor superior a cinco milhões de euros”, acrescentou o responsável pelo IPG.
Nova residência em Seia com 100 camas
Importa referir que, a nível nacional, apenas cinco candidaturas para a construção de novas residências de estudantes de raiz foram aprovadas: em Esposende, Castelo Branco, Oeiras e Lisboa, para além da residência do IPG. O Politécnico da Guarda tem ainda aprovada uma nova residência em Seia, onde funciona a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, que disponibilizará 100 camas e resultará da reconversão de uma antiga fábrica.