Sustentabilidade

Paris Fonds Vert entra no capital da Construcía

Paris Fonds Vert entra no capital da Construcía

O fundo Paris Fonds Vert anunciou a entrada no capital da construtora espanhola Construcía, especialista no modelo de construção circular.

Este fundo foca-se no investimento em setores apostados na transição ecológica das grandes cidades. É gerido pela Demeter Partners e apoiado pela autarquia de Paris.

A entrada no capital da Construcía vai permitir à empresa manter a sua expansão internacional, com especial foco no mercado francês, fortalecendo a sua capacidade de investimento e inovação, e potenciando a sua atividade de promoção imobiliária circular.

Olivier Usureau, Partner em Espanha da Demeter Partners (Paris Fonds Vert), comenta em comunicado estar «muito entusiasmado por poder acompanhar a Construcía no seu ambicioso plano de expansão. Convenceu-nos o seu posicionamento pioneiro e visionário em torno da economia circular, onde está um passo à frente na sustentabilidade dos edifícios».

Num contexto em que os edifícios são responsáveis por 38% das emissões globais de CO2 e por 35% do consumo de energia (dados da Agência Internacional de Energia – AIE), a construção é o setor que mais resíduos gera na UE. A Construcía desenvolveu, assim, a sua própria metodologia de construção Lean2Cradle®Construcia, baseada em materiais livres de substância nocivas e desenhados de forma a que possam ser recuperáveis no fim do seu ciclo de vida útil. «É um modelo regenerativo, inspirado na natureza, que luta para converter os resíduos em nutrientes ou recursos, bem como para recuperar os materiais», descreve a empresa em comunicado.

Arturo Fernández, co-fundador e CEO da Construcía, afirma que «temos vocação de serviço e apostamos na construção circular. Desde a nossa fundação, a inovação e a evolução constante tornaram-nos num dos grupos que mais agrega valor no setor, oferecendo um serviço de vanguarda na construção e acrescentando um valor extra no âmbito do impacto social e ambiental».

Já Pablo Sainz de Baranda, co-fundador e diretor geral da empresa, salienta que «a entrada da Demeter Partners no capital da Construcía supõe um reconhecimento do bom trabalho realizado por todos dentro da empresa, e reforça o nosso propósito enquanto empresa líder na prestação de serviços de circularidade. A Demeter é o melhor aliado que poderíamos ter para consolidar a nossa liderança enquanto pioneiros na construção circular em Portugal e Espanha».

No ano passado, a Construcía registou uma faturação de mais de 100 milhões de euros, mais 10% que no ano anterior, apesar da pandemia. Tem atualmente uma equipa de 265 colaboradores e escritórios em Madrid, Barcelona e Lisboa.

PUB
PUB