No ano passado, o valor dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ascendeu a 8.376 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 39% em termos homólogos e a um novo máximo histórico da série iniciada em 2011. Os números são apresentados pelo último Barómetro das Obras Públicas, divulgado pela AICCOPN.
Durante o ano transato, os contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, totalizaram 4.059 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 40% em termos homólogos. Este valor revela um diferencial de 4.317 milhões de euros entre o montante dos concursos de empreitadas lançados e os contratos efetivamente celebrados desde janeiro.
No que concerne aos contratos de empreitada de obras públicas celebrados através de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, apura-se um crescimento de 15% em termos homólogos, para 639 milhões de euros.
Em termos gerais, o montante dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no portal Base, atingiram 4.891 milhões de euros, representando um acréscimo de 32% em termos homólogos e estabelecendo, igualmente, um novo máximo histórico da série iniciada em 2011.