A Medway vai construir em Famalicão um novo terminal ferroviário de mercadorias, num investimento global de 63 milhões de euros, acima dos 35 milhões de euros anunciados em 2019, devido a «diversos melhoramentos que foram sendo introduzidos no projeto».
Em comunicado de imprensa, a Câmara Municipal de Famalicão destacou a apresentação do «projeto para o terminal ferroviário de mercadorias e a respetiva unidade de execução, que ficará localizado na Freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão».
O novo terminal terá 4 linhas férreas de 750 metros, numa área total de 220.000 metros quadrados e capacidade para 11.000 TEU. Terá também ligação para contentores refrigerados, área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.
No mesmo comunicado, citado pelo Negócios, a autarquia explica que «com ligação ferroviária direta, através da Linha do Minho, bem como com as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, este terminal irá potenciar a indústria exportadora local, facilitando a logística das suas mercadorias, contribuindo, desse modo, para a economia e o emprego da região».