A Garcia Garcia foi selecionada pela Hines, empresa global de investimento e gestão imobiliária, para construir a sua primeira residência de estudantes em Portugal, localizada na Asprela, que acolhe mais de 43 mil estudantes. O projeto, adquirido pela Hines em abril através do fundo Hines European Property Partners (HEPP), marca a estreia da empresa no segmento de student housing em território nacional.
Especializada em design & build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, a Garcia Garcia será responsável pela conceção e construção da nova residência, reforçando a sua presença no setor hospitality ao assinar o projeto de design and build da nova residência.
Com abertura prevista a tempo do arranque do próximo ano letivo de 2026/2027, a residência universitária tem uma localização privilegiada, a uma pequena distância da estação de metro e de outros transportes públicos e com acesso fácil à Via de Cintura Interna.
Com uma área de construção total de 19.259 metros quadrados, o edifício disponibilizará 573 camas, distribuídas por diferentes tipologias. A nova unidade contará com infraestruturas e áreas comuns de qualidade, para proporcionar uma experiência residencial abrangente, entre as quais: ginásio; salas de estudo e reuniões; lounge social e sala de convívio; cinema; lavandaria; court polidesportivo; estacionamento e jardins exteriores.
O projeto foi desenvolvido segundo rigorosos critérios de sustentabilidade e bemestar e visa obter as certificações BREEAM Excellent e WELL Gold, reforçando o compromisso com a eficiência ambiental e o bem-estar dos residentes. Este projeto representa o primeiro investimento da Hines em Portugal no setor de PurposeBuilt Student Accommodation (PBSA). A nova residência será operada pela aparto, a plataforma internacional da Hines especializada em alojamento para estudantes.
Nos últimos anos, a Garcia Garcia tem vindo a reforçar a sua presença no setor do hospitality. No seu portfólio constam já vários projetos, como a construção das residências universitárias da Milestone, no Porto e em Cascais (Carcavelos Lombos), a residência universitária promovida pelo grupo belga Promiris, também no Porto, e agora este novo projeto para a Hines.