A Universidade de Lisboa anunciou esta quarta-feira um investimento de 5 milhões de euros num novo edifício na Cidade Universitária, cujas obras deverão arrancar ainda este ano.
O novo edifício vai ser construído no lugar do atual “Pavilhão Novo”, num total de 4.500 metros quadrados, e será destinado a aulas e atividades da Faculdade de Letras da UL, além de gabinetes para professores e organizações da instituição.
Segundo o Negócios, está prevista uma área para futura expansão a norte, que não deverá avançar para já.
Miguel Tamen, diretor da FLUL, explica que já decorrem «os trabalhos que conduzirão ao licenciamento do projeto e, a seguir, depois do verão, contamos lançar o concurso para a demolição do Pavilhão Novo e a construção do novo edifício».
Completa que o novo imóvel «não é estridente, e procura dialogar com o edifício Pardal Monteiro, sem se impor e sem, ao contrário do que muitas vezes hoje acontece, constituir um statement ostensivo dos arquitetos».
Segundo a mesma fonte, a obra será coordenada pela arquiteta Maria Manuel M. F. Oliveira com o auxílio de Ana Raquel Ferrão, Bruno Pereira e Gilberto Pedrosa. Entre as principais preocupações do projeto estiveram a sustentabilidade energética, a segurança do espaço e as melhores práticas ambientais.