Habitação Social

Esposende avança com construção de 91 habitações sociais

Esposende avança com construção de 91 habitações sociais
Fotografia de Freepik.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, anunciou a construção de 91 novas habitações sociais e a reabilitação de edifícios existentes no concelho.

Numa primeira fase, serão reabilitadas 15 habitações sociais em Forjães, Vila Chã, Marinhas e Fão, com foco na melhoria do conforto térmico. Posteriormente, terá início a construção das 91 novas habitações de tipologia T2, distribuídas por terrenos municipais: 25 em Gemeses, dez em Palmeira de Faro, 12 em Rio Tinto, 17 em Apúlia e 27 em Vila Chã, de acordo com o DN.

Está igualmente prevista a construção de um novo edifício em Cedovém, na freguesia de Apúlia, que permitirá o realojamento de 13 famílias, em paralelo com a requalificação do espaço, no âmbito do Programa da Orla Costeira.

Os projetos inseridos na Estratégia Local de Habitação para o concelho de Esposende desenvolvem-se nestes quatro eixos de intervenção e dispõem de uma dotação orçamental de 18 milhões de euros.

Benjamim Pereira, reconhecendo o «problema sério» da habitação a nível nacional, sublinhou a necessidade de estimular o setor privado para aumentar a oferta habitacional. O autarca destacou ainda que Esposende é a segunda autarquia do distrito de Braga com maior densidade populacional, o que agrava a necessidade de soluções habitacionais no concelho.

PUB
PUB