Serão disponibilizados 152 fogos em Entrecampos, Lisboa, destinados ao programa municipal Renda Acessível. A construção já está em curso, sendo que a cerimónia de colocação da primeira pedra decorreu esta quinta-feira. A obra deverá estar concluída em 2025.
Trata-se de um edifício, na Rua Sanches Coelho, que terá três blocos e 10 pisos. De acordo com comunicado da Câmara de Lisboa, as 152 casas disponibilizadas terão diferentes tipologias, nomeadamente 40 de T0, 32 de T1, 56 de T2, oito de T3 e 16 de T4. O projeto prevê estacionamento para bicicletas, lavandaria, sala multiusos, uma creche com acesso autónomo e área de recreio exterior, com capacidade para 42 crianças, bem como um espaço comercial.
A obra foi candidata ao financiamento do PRR, com um investimento elegível de 19 milhões de euros, sendo o valor contratado para a empreitada de 20 milhões de euros (mais IVA).
Na cerimónia de colocação da primeira pedra, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e também a ministra da Habitação, Marina Gonçalves. Na ocasião, a ministra da habitação dirigiu-se ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa referindo que o autarca «pode contar sempre com o Governo», nesta «parceria em prol das famílias, para que sejamos capazes de, em conjunto, garantir que ninguém fica privado do direito à habitação», cita o JN.
Por sua vez, Carlos Moedas referiu que a ministra «sabe que temos muitas vezes ideias diferentes, mas nos momentos certos temos de estar unidos para fazer e é isso que estamos a fazer aqui hoje», sublinhando que «quando nós vemos as vidas que mudámos, nós podemos, realmente, mudar o país. Às vezes, neste país, queremos mudar tudo ao mesmo tempo, mas são estes pequenos gestos que fazem essa mudança», cita o mesmo meio.
Nos seus discursos, Carlos Moedas e Marina Gonçalves não falaram acerca do programa Mais habitação, tampouco no final da cerimónia.