Residências de estudantes

Casais e Ikea apresentam nova Residência Universitária de Beja



                      Casais e Ikea apresentam nova Residência Universitária de Beja
Nova Residência Universitária de Beja. Fotografias cedidas pela Casais/Ikea

Beja vai ter muito em breve uma nova residência universitária, parte do Instituto Politécnico da cidade, fruto de uma parceria entre o Grupo Casais e a Ikea. A nova Residência Universitária de Beja foi oficialmente apresentada a 29 de agosto, numa visita informal que permitiu acompanhar o progresso da obra, que está praticamente concluída.

Esta colaboração foi iniciada em 2023 com a apresentação da Tiny House no Centro Comercial Nova Arcada, em Braga. A residência representa um investimento de 17 milhões de euros e terá capacidade para acolher 503 estudantes. O edifício inclui 327 unidades de alojamento, distribuídas entre quartos individuais, duplos e estúdios. Destacam-se os 15 quartos adaptados para pessoas com deficiência e as zonas comuns de convívio, estudo, cozinhas e áreas de refeição, lavandaria, ginásio e zonas técnicas.

Na ocasião da apresentação, estiveram presentes José Mário Fernandes, administrador do Grupo Casais, e Leandro Teixeira, CFO da Ikea Portugal. A escolha desta data coincidiu com a semana da divulgação dos resultados da 1.ª fase de acesso ao ensino superior, reforçando a relevância do projeto para oferecer alojamento público de qualidade aos estudantes e apoiar a experiência académica na cidade.

António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, referiu na ocasião que “este projeto demonstra como é possível conjugar qualidade, inovação e sustentabilidade, criando um ambiente propício para os estudantes. Estamos muito satisfeitos por ver a residência de Beja quase concluída e convictos do impacto positivo que terá na comunidade académica”.

Por seu turno, Leandro Teixeira, CFO da Ikea Portugal, avançou que “acreditamos que todos os estudantes merecem espaços onde se sintam verdadeiramente em casa. O quarto de uma residência é, para muitos, a primeira casa fora de casa, e o nosso objetivo é que seja um ambiente confortável, funcional e acessível. Este projeto em Beja, em parceria com o Grupo Casais e o Instituto Politécnico, demonstra como podemos apoiar na resposta à carência de alojamento estudantil, contribuindo para o bem-estar dos jovens”.

Acelerar a construção, reduzir custos e otimizar desempenhos

Este projeto é construído com base no sistema CREE Buildings, que combina madeira e betão num modelo híbrido, mais sustentável que os métodos tradicionais. Esta é a segunda residência de estudantes do Grupo Casais desenvolvida com construção industrializada, somando-se ao projeto que já tem em Valença. Em paralelo, a Residência Universitária da Confiança, em Braga, também se encontra em fase de construção. Ambos os projetos de Beja e Braga incluem mobiliário Ikea.

Nestes projetos, a Ikea contribui com os seus conhecimentos em design democrático e soluções acessíveis. Além de fornecer o mobiliário, cria ambientes funcionais, sustentáveis e acolhedores que têm como objetivo promover o bem-estar, a integração e o impacto positivo na comunidade estudantil, num valor total de produto superior a 500.000 euros.

PUB
PUB