Promoção Imobiliária

Bondstone aposta num modelo de construção sustentável com o Arcaya



                      Bondstone aposta num modelo de construção sustentável com o Arcaya

O Arcaya, empreendimento da Bondstone, visa ser uma transformação sustentável no coração do Algarve. Localizado nos terrenos da Quinta do Morgadinho, em Vilamoura, numa área de 70 hectares, o empreendimento reflete o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética.

Terracotta, Timber e Sand são as três casas de assinatura da primeira fase de lançamento do Arcaya, projeto de arquitetura e paisagismo da Batlleiroig e design de interiores da Andrez Andrez Interiors. Com 240 metros quadrados de área bruta de construção, cada tipologia é composta por dois pisos, tem até quatro quartos e conta com a opção de personalização de acordo com as preferências dos futuros moradores.

O espaço interior prolonga-se para o exterior, com amplas áreas de jardim e terraços, piscina privada, zona de estar e de refeições, garantindo as condições ideais para desfrutar da natureza envolvente. O projeto contará ainda com um Clubhouse com ginásio, wellness center, restaurante, coworking, concierge, bem como uma oferta alargada de serviços essenciais para o quotidiano como mercearia, lavandaria e aluguer de bicicletas.

No que se refere à gestão eficiente de água, num terreno com dois cursos de água sazonais, é utilizada uma técnica de paisagismo para maximizar a infiltração natural, através da preparação do terreno para absorver e reutilizar toda a água da chuva, através de sistemas de reaproveitamento de águas pluviais nas ruas e rotundas do empreendimento, bem como nas casas.

De entre as boas práticas utilizadas neste projeto, o objetivo é criar um território resiliente e sustentável, com destaque para a gestão eficiente da água, para a reflorestação e para a construção sustentável.

Projeto prevê um aumento de 30% do número de árvores

Também a reflorestação é um dos eixos da sustentabilidade do Arcaya, que através da regeneração florestal e plantação de espécies autóctones promove a biodiversidade e a criação de um território mais resiliente. O projeto prevê um aumento de 30% do número de árvores, através da plantação de 1.856 árvores e da preservação de 2.225 árvores.

O sistema de rega otimizado permite uma poupança de água na ordem dos 40% face a um sistema de gota a gota corrente. As vilas integram soluções de construção passivas e ativas, funcionando como refúgios climáticos com baixo consumo de energia, nomeadamente a ventilação natural cruzada.

Além disso, a utilização de materiais naturais e a construção a seco e off-site adotada no Arcaya minimizam o impacto ambiental, a redução de resíduos e garantem um maior controlo de qualidade, contribuindo para uma pegada de carbono mínima.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, visitaram o projeto Arcaya.

Para Paulo Loureiro, CEO da Bondstone, «esta visita representa uma oportunidade para reforçar a importância da colaboração entre o setor privado e o setor público na promoção de práticas mais sustentáveis, essenciais para um futuro mais equilibrado. No Arcaya, procuramos precisamente liderar essa transformação no setor imobiliário, redefinindo os padrões de eficiência energética e sustentabilidade na construção de projetos residenciais inovadores».

PUB
PUB