Decorreu esta quarta-feira, na sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, o evento de apresentação pública do Novo SICC - Sistema de Informação de Custos de Construção.
Em termos concretos, a plataforma desenvolvida pela Confidencial Imobiliário, com a colaboração científica do Instituto da Construção, trata-se de um sistema de informação que visa apurar estatísticas de custos de construção, com base na amostragem de orçamentos elaborados para efeitos de financiamento à promoção imobiliária.
Vasco Peixoto de Freitas, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e o Construct (FEUP), associam-se a este projeto, através de um contrato de direitos de autor, assegurando o apoio metodológico e conceptual ao sistema de informação.
O SICC parte da colaboração com as instituições financeiras em promoverem, junto dos promotores imobiliários, uma metodologia de orçamentação estandarizada. A participação ativa de instituições financeiras foi fundamental para o desenvolvimento deste sistema. Para estas entidades, o SICC permite um maior controlo de riscos e rigor de análise no financiamento de promoção imobiliária.
A plataforma é assim idealizada para todos os promotores, avaliadores, entidades bancárias, projetistas, empresas de construção que pretendem comparar e avaliar os preços dos seus empreendimentos.
Constituição da Comissão de Acompanhamento Metodológico do SICC
Fazem parte da Comissão de Acompanhamento do SICC os seguintes nomes:
- Professor Doutor Eng. Vasco Peixoto de Freitas
- Professor Doutor Eng. Raimundo Mendes da Silva
- Professor Doutor Eng. Manuel Duarte Pinheiro
- Ordem dos Engenheiros, representada por Eng. Bento Aires
- Ordem dos Engenheiros Técnicos, representada por Eng. José Manuel de Sousa
- Ordem dos Arquitectos, representada por Arq.ª Paula Santos
- AICCOPN, representada por Dr.ª Sónia Oliveira
- APPII, representada pelo Dr. Diogo Pinto Gonçalves
- ADENE, representada pelo Eng. Rui Fragoso
SICC, uma ferramenta valiosa de benchmark
Face à conjuntura atual que atravessamos, com o aumento dos custos de construção a impactar os preços das casas e o arranque de novos projetos residenciais, o SICC torna-se numa ferramenta proeminente de benchmark para as entidades da fileira da construção e profissionais do setor.
Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, na Semana da Reabilitação Urbana do Porto, explicou que o lançamento do SICC «vem responder à ausência de dados numa área crítica para o sucesso das operações de promoção imobiliária».
Já Vasco Peixoto de Freitas, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, enfatiza que «quem é projetista hoje tem grande dificuldade em fazer uma estimativa viável, e este sistema pode ser um contributo também para as empresas compararem e alimentarem esta base de dados, cada vez maior. Na conjuntura atual, os custos são muito voláteis, em permanente mudança, assim sendo uma base de dados dinâmica e que permita atualização periódica, terá enorme importância nesta conjuntura».