A AICCOPN vai realizar na sua sede, no Porto, a 5 de dezembro, a conferência “Mais Habitação: Programas de financiamento e principais alterações fiscais com impacto no setor”, com o objetivo de «contribuir para um maior esclarecimento e apresentação dos principais programas de apoio e linhas de financiamento à habitação, bem como as alterações fiscais relevantes e com impacto na atividade das empresas do setor».
A sessão de abertura desta conferência será presidida pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos.
A conferência terá um painel dedicado ao tema “Respostas das autarquias ao desafio da habitação”, nomeadamente Lisboa, Porto, Gondomar e Santo Tirso, com a intervenção dos respetivos presidentes de câmara, Carlos Moedas, Rui Moreira, Marco Martins e Alberto Costa.
A sessão conta também com intervenções do presidente do Conselho Diretivo do IHRU, António Leitão, e da presidente do Banco Português do Fomento, Maria Celeste Hagatong, que integram o painel dedicado à temática “Financiamento da Habitação”, no qual abordarão os Programas de Apoio ao Acesso à Habitação e a Linha de Financiamento a Projetos de Habitação Acessível, respetivamente.
O programa da conferência termina com a abordagem das “Principais alterações fiscais do Mais Habitação”, designadamente, aos benefícios fiscais, ao IVA na reabilitação urbana e aos Impostos sobre o património (IMI, IMT), numa análise de Bruna Melo, Tax Partner da EY e de Carlos Correia, responsável dos Serviços de Economia e Fiscalidade da AICCOPN.
Toda a informação pode ser consultada no site da AICCOPN.