Sustentabilidade

Refinaria da Galp em Matosinhos será convertida em "Innovation District"

Refinaria da Galp em Matosinhos será convertida em "Innovation District"
Foto: @Estela Silva/Lusa

A Galp, a Câmara Municipal de Matosinhos e a CCDR-N assinaram esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, um protocolo de cooperação para a reconversão dos terrenos até agora ocupados pela Refinaria da Galp no concelho de Matosinhos.

«O desenvolvimento de um Innovation District e a cedência de parcelas de terreno para a construção de um polo universitário são dois dos projetos em avaliação ao abrigo deste protocolo, que pretendem promover a valorização económica, social e ambiental de toda a região Norte do país», referem as três entidades, em comunicado.

A assinatura deste protocolo é o ponto de partida para a reconversão do terreno onde operou a unidade industrial da Galp. Para isso, o protocolo contempla a constituição de uma equipa técnica conjunta que irá delinear, em articulação com as demais entidades competentes, todos os procedimentos necessários para cumprimento dos enquadramentos jurídicos e económicos associados ao projeto.

«Este protocolo concretiza, na prática, o compromisso que assumimos de trabalhar em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e com todos os stakeholders relevantes para a criação de um hub de inovação e conhecimento que será um orgulho para o Norte e para o País», referiu Andy Brown, CEO da Galp.

Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, destacou que “a nova etapa que a assinatura deste protocolo inicia», em particular «com a ambição de transformar uma área contaminada num ativo que contribua para o crescimento do emprego qualificado e da competitividade da região».

Para a CCDR-N «este será o maior e mais estruturante projeto de desenvolvimento regional de Portugal no horizonte da próxima década. Uma oportunidade histórica para a Região Norte», sublinhou António Cunha, presidente da CCDR-N.

PUB
PUB