Sustentabilidade

Quinta da Fonte Business Ecosystem terá certificação BREEAM IN-USE em 15 edifícios



                      Quinta da Fonte Business Ecosystem terá certificação BREEAM IN-USE em 15 edifícios

A Acacia Point Capital Advisors está a ser assessorada pela Savills, na obtenção da certificação BREEAM IN-USE de 15 edifícios da Quinta da Fonte Business Ecosystem. Esta ferramenta fornece informações que permitem aos investidores, proprietários, gestores e ocupantes, determinar e impulsionar melhorias sustentáveis no desempenho operacional dos seus ativos – 80% do mercado europeu já utiliza esta ferramenta, sendo que mais de 2.2 milhões de edifícios estão em processo de certificação.

Num workshop promovido pela Acacia Point, Asset Manager e co-investidor da Quinta da Fonte Business, juntamente com a Savills e em parceria com o BRE Group, foi apresentada e explicada a Certificação BREEAM IN-USE aos vários Stakeholders intervenientes na Quinta, explicando o racional deste investimento, os objetivos da obtenção desta certificação nos próximos 12 meses e também que benefícios diretos vai gerar. De recordar que a ferramenta BREEAM IN-USE do BRE Group, permite uma redução média de CO2 na ordem dos 22%, sendo esta adaptável a vários tipos de espaços: escritórios, industriais, retalho, turismo e residencial.

Youcef Maharzi, European Business Manager, BRE Group, alega que «a nossa consciencialização sobre a sustentabilidade mudou. Sustentabilidade não é apenas sobre carbono. Por isso é importante mudar a forma como vivemos e é necessário que tais alterações sejam acessíveis a todas as pessoas». André Inocêncio, Head of Property Management, Acacia Point - Portugal, refere que o alvo é «reduzir, dentro de 24 meses, o consumo de água em cerca de 50%, assim como diminuir e otimizar o consumo de energia através da instalação de painéis fotovoltaicos e de green energy».

A Quinta da Fonte, que completa três décadas este ano, é sede de empresas líderes internacionais nas áreas de tecnologia, farmacêutica, engenharia e serviços financeiros. Tem como finalidade ser reconhecida como o parque de escritórios mais sustentável de Lisboa.

O Associate Architect BREEAM AP & Sustainability Consultant da Savills Portugal, Nuno Fideles, sustenta que «este será um processo que permitirá analisar cerca de 900 parâmetros dos diversos edifícios em revisão e que estará sujeito a reavaliações a cada 3 anos. Os critérios do BRE Group são rigorosos e precisos e, só desta forma, será possível alcançar o nível de “Excellent” do BREEAM IN-USE em 2023».

PUB
PUB