Cidades

Porto cria nova comunidade energética renovável

Porto cria nova comunidade energética renovável
CMP

Asprela + Sustentável, é o nome do novo projeto do Porto que vai criar um espaço de teste de serviços e tecnologias inovadoras que ajudem a mitigar as alterações climáticas e a alcançar a neutralidade carbónica da Invicta, meta que terá de ser alcançada até 2050.

Este projeto funcionará como uma espécie de “laboratório vivo” na zona de Paranhos, conforme se descreve no site da autarquia. O Asprela + Sustentável foi aprovado, com a classificação mais elevada dos projetos a concurso, no âmbito do programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, promovido pelo EEA Grants, financiado com 1 milhão de euros.

Será, assim, criada a primeira comunidade energética renovável do Porto, com base na energia solar. A ideia passa também pela promoção da mobilidade elétrica sustentável, pelo combate à pobreza energética, pelo incentivo ao consumo de energias limpas e à transição para um modelo de economia circular.

O projeto tem um prazo de execução de 3 anos, e prevê a criação da plataforma Hub Virtual “Asprela +++”. O sistema vai permitir recolher dados sobre os impactos conseguidos com as medidas implementadas, como por exemplo a redução de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE), nomeadamente nos setores dos transportes e edifícios, e sobre a qualidade do ar e da água.

Este programa «vem complementar os compromissos já assumidos pelo Porto no combate às alterações climáticas, mas também antecipar alguns projetos previstos no Roadmap para a Economia Circular, ao nível do sistema alimentar e da extensão da vida útil do material informático», pode ler-se no site da autarquia.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, comenta que «este é um projeto criativo, inovador e abrangente, que demonstra bem a ambição do Porto em participar ativamente na transição energética e na descarbonização da cidade e da região, contribuindo para objetivos globais de sustentabilidade, procurando e disseminando as boas práticas, num momento em que os municípios não poderão mais adiar a sua participação ativa na transição energética».

O consórcio do “Asprela + Sustentável” é liderado pela Coopérnico - Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável C.R.L. A coordenação técnica cabe à AdEPorto - Agência de Energia do Porto, em estreita colaboração com o Município do Porto e restantes parceiros, nomeadamente Associação Porto Digital, empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto, INEGI, EFACEC Electric Mobility, EFACEC Energia, INESC-TEC, VPS, EVIO, a Federação Académica do Porto e International Development Norway.

PUB
PUB