A Câmara Municipal de Odivelas vai investir cerca de 11 milhões de euros na construção do Novo Parque da Cidade, que vai surgir junto ao Mosteiro de Odivelas, parte do projeto de revitalização deste edifício.
Foi apresentado na semana passada o Estudo Prévio do Novo Parque da Cidade, uma das propostas mais votadas na consulta pública que foi realizada. Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, considera que «este é o primeiro passo de um ambicioso projeto que muito nos orgulha e que irá reforçar ainda mais a qualidade de vida no nosso concelho».
Citado pelo CM, o autarca afirma que este parque será «uma referência na Área Metropolitana de Lisboa a nível cultural, artístico, de lazer, saúde e bem-estar e também de desenvolvimento económico». Explica que parte do investimento será apoiado por candidaturas a fundos nacionais e comunitários.
Este novo espaço de 8 hectares terá três portas de acesso pedonal, e vai incluir uma praça de restauração, palco para eventos, lago, piscinas, pontes suspensas, cascatas e 435 lugares de estacionamento. Hugo Martins afirma que «apesar do investimento realizado nos últimos anos na criação de parques e jardins, não temos no município uma zona verde com estas características».
O projeto do parque é assinado pelos arquitetos Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino, que salientam que a reabilitação dos centros históricos se faz «não só restaurando os seus edifícios patrimoniais, como também através da criação de novos usos para os espaços livres, que possam atrair a população para desfrutar do seu património histórico de uma forma dinâmica e atual». E completam que «a valorização da vegetação existente e a sua salvaguarda, bem como as novas plantações que permitirão aumentar a biodiversidade, irão criar um ecossistema mais sustentável», cita a mesma fonte.
O nome deste novo parque será escolhido pelos munícipes, através de um concurso de ideias que a autarquia deverá realizar em breve.
A obra deverá ficar concluída no final de 2023.