Eficiência Energética

Nova diretiva sobre desempenho energético dos edifícios em destaque esta terça-feira



                      Nova diretiva sobre desempenho energético dos edifícios em destaque esta terça-feira

A nova diretiva sobre o desempenho energético dos edifícios estará sob os holofotes durante o webinar “Oportunidades e Desafios – Revisão da Diretiva de Desempenho Energético dos Edifícios”, que se realiza esta terça-feira, dia 25 de maio, pelas 10h.

Organizado pela Vida Imobiliária, este evento acontece numa altura em que a revisão desta diretiva europeia coloca novos desafios e oportunidades à construção, como requisitos mínimos de desempenho energético, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, ou o European Green Deal.

A consulta pública sobre a revisão da Diretiva Desempenho Energético dos Edifícios está aberta até dia 22 de junho de 2021. As questões levantadas na consulta pública dizem respeito à forma como a renovação de edifícios pode ser reforçada — não só em termos do número de projetos de renovação, como na profundidade das renovações.

A consulta pública aborda opções para alcançar um parque imobiliário descarbonizado até 2050, como por exemplo a introdução de requisitos mínimos obrigatórios, edifícios “Near Zero”, passaportes de renovação, qualidade da certificação energética, modelos de financiamento e assistência técnica. Pode mesmo estar em causa «uma transformação do setor» do imobiliário e da construção, segundo Vasco Ferreira, Policy Officer da Comissão Europeia, que será um dos oradores deste webinar.

Vasco Ferreira destaca que, entre as mudanças esperadas, poderá estar harmonização dos critérios e padrões de certificação energética entre os vários países da UE, ou novos standards de renovação de edifícios, nomeadamente a redefinição do que é uma renovação profunda.

Considera que «o momento de discutir é quando as propostas estão a ser pensadas. É importante ouvir os stakeholders», e é esse contributo que este webinar pretende dar.

Neste webinar, participam ainda Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII; Manuel Duarte Pinheiro, responsável do sistema LiderA; Carlos Mineiro Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros; João Gomes, Presidente da ANFAJE; Helena Corvacho, Professora do departamento de Engenharia Civil da FEUP; Rui Fragoso, diretor de Projetos Técnicos da ADENE; José Manuel de Sousa, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros Técnicos, e um representante da Ordem dos Arquitetos.

Garanta a sua inscrição aqui.

PUB
PUB