Pela 10ª vez consecutiva, o centro comercial Colombo, em Lisboa, obteve o certificado BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method. O shopping obteve classificação “Excellent” na Asset Performance, e “Outstanding” na área de gestão.
Este é um sistema de avaliação internacional da Building Research Establishment que avalia o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios, nas vertentes estruturais e de gestão operacional. A certificação resulta de uma análise de requisitos pré-definidos em várias categorias, nomeadamente “saúde e bem-estar”, “energia”, “transportes”, “água”, “recursos”, “resiliência” e “poluição”, que quantificam para o resultado em função do nível de implementação e cumprimento dos mesmos.
«Desde a primeira vez que o Colombo garantiu o certificado BREEAM, em 2014, foram dados novos passos em prol de uma gestão cada vez mais sustentável e é este caminho que vamos continuar a percorrer»
Paulo Gomes, diretor do centro Colombo, refere que «é com enorme satisfação que vemos novamente reconhecido, por um sistema internacional de renome, o nosso empenho na área da sustentabilidade e as boas-práticas que temos vindo a implementar ao longo dos anos. Desde a primeira vez que o Colombo garantiu o certificado BREEAM, em 2014, foram dados novos passos em prol de uma gestão cada vez mais sustentável e é este caminho que vamos continuar a percorrer».
Em comunicado de imprensa, o centro Colombo recorda que o seu investimento em políticas que promovem a sustentabilidade «é contínuo e traduz-se em diversas ações e iniciativas implementadas, como é o caso da separação diária dos resíduos, produzidos nos restaurantes e lojas, para posterior tratamento e valorização».
Para reduzir o consumo de água no centro comercial, foram implementados vários sistemas de recuperação de águas, como o armazenamento de águas pluviais, recuperação de águas descartadas pelo sistema de arrefecimento, recuperação de águas de lavagens, ou utilização de águas freáticas, que posteriormente, são tratadas e reutilizadas nas instalações sanitárias. Estão também instalados perlatores, que permitem controlar a quantidade de água usada nas descargas das sanitas e lavatórios.
Na área da eficiência energética, o Colombo aposta na iluminação LED, ou na mobilidade de sustentável, tendo disponíveis vários postos de carregamento para carros elétricos. Adicionalmente, promove periodicamente várias ações de sensibilização ao público sobre sustentabilidade.