Descarbonização

CEOs europeus apoiam meta da UE na redução de emissões de carbono em 55% até 2030

CEOs europeus apoiam meta da UE na redução de emissões de carbono em 55% até 2030

A European CEO Alliance apresentou recomendações de políticas de apoio que considera pertinentes no contexto da preparação do pacote legislativo “Fit for 55” que a Comissão Europeia tem em preparação.

Além de uma revisão dos principais instrumentos reguladores da UE, em particular os subsídios a tecnologias com elevadas emissões de CO2, as propostas dos líderes empresariais incluem uma medida sólida para controlar os preços do carbono; acelerar a descarbonização dos sistemas de mobilidade e transporte, edifícios e energia; e estimular a renovação dos principais setores da indústria da UE.

No final da sua reunião, em Paris, a European CEO Alliance sublinhou que enfrentar as alterações climáticas requer uma forte colaboração entre o setor público e a indústria.

Na ocasião Jean-Pascal Tricoire, CEO e Chairman da Schneider Electric, afirmou que «o próximo pacote de reformas da UE para reduzir as emissões de carbono em 55% durante a próxima década é necessário». E que «o segredo está em passar da ambição à ação». E neste processo «as empresas desempenham um papel fundamental na promoção da transição energética e têm a responsabilidade de liderar pelo exemplo. Só os esforços coletivos e a colaboração entre o setor público e a indústria poderão assegurar um crescimento sustentável e empregos preparados para o futuro. Juntos, apoiamos a Europa na sua transição rápida e equitativa para uma economia neutra em carbono».

Na avaliação conjunta, o grupo considera que os maiores desafios serão a descarbonização da mobilidade, do transporte e dos edifícios. Para o setor dos transportes e mobilidade, a mobilidade elétrica para automóveis de passageiros, veículos ligeiros e pesados tem demonstrado ser a tecnologia mais eficiente em termos de consumo energético e redução de emissões. Para promover todo o ecossistema em torno da mobilidade elétrica, os membros da European CEO Alliance iniciaram projetos intersetoriais para aumentar a produção de baterias e criar uma infraestrutura de carregamento em toda a Europa.

Por outro lado, a European CEO Alliance apoia os ambiciosos objetivos da Estratégia para uma Vaga de Renovação da Comissão Europeia, com vista a acelerar a transição sustentável do parque de edifícios (de pelos menos 3% por ano). Os edifícios devem cumprir padrões mais elevados de eficiência energética, energias renováveis e materiais sustentáveis. Defendem também que os sistemas de aquecimento alimentados por combustíveis fósseis sejam rapidamente substituídos por bombas de calor elétricas, aquecimento urbano e soluções digitais. Os CEOs comprometem-se a aplicar esta recomendação nos edifícios das suas próprias empresas.

A European CEO Alliance reúne 12 executivos dos setores da energia, transporte e tecnologia: Björn Rosengren (ABB), Thierry Vanlancker (AkzoNobel), Francesco Starace (ENEL), Leonhard Birnbaum (E.ON), Börje Ekholm (Ericsson), Henrik Henriksson (H2GreenSteel), Ignacio Galán (Iberdrola), Frans van Houten (Philips), Christian Klein (SAP), Christian Levin (Scania), Jean-Pascal Tricoire (Schneider Electric) e Herbert Diess (Volkswagen). A McKinsey & Company está a contribuir para a European CEO Alliance com a disponibilização de dados e investigações adicionais.

PUB
PUB