Centros Comerciais

Alegro Setúbal recebe classificação “eCIRCULAR” pela ADENE



                      Alegro Setúbal recebe classificação “eCIRCULAR” pela ADENE
Alegro Setúbal.

O Alegro Setúbal recebeu a classificação “eCIRCULAR” atribuída pela ADENE – Agência para a Energia. É o primeiro centro comercial do país a ser classificado pelo eCIRCULAR.

Esta classificação permite a avaliação do desempenho e melhoria das práticas de gestão em economia circular de organizações. Este reconhecimento reflete o compromisso da Nhood, responsável pela gestão do centro comercial setubalense, com a sustentabilidade e a gestão eficiente dos recursos.

A classificação obtida mostra o desempenho do Alegro Setúbal na área dos recursos, como o autoconsumo e gestão energética. Entre os resultados obtidos, a área de energia recebeu uma classificação de 62%, impulsionada pela instalação de painéis fotovoltaicos e pela implementação de medidas para a redução do consumo energético. Na gestão de água, o centro obteve 53%, fruto do sistema de aproveitamento de águas pluviais e do avanço na reutilização de águas cinzentas.

Além disso, o Alegro Setúbal obteve 80% na gestão de resíduos, com iniciativas como o correto encaminhamento de resíduos, e 100% em certificações no domínio da sustentabilidade como a ISO 14001, BREEAM e Resíduo Zero. Com uma classificação global de 50%, este resultado é significativo para o setor de centros comerciais, reforçando o papel do Alegro Setúbal como um modelo de práticas sustentáveis e inovadoras.

Para João Jesus, Head of Sustainability and Operations da Nhood, «esta é uma valorização importante para a jornada de sustentabilidade do Alegro Setúbal, destacando-se como um exemplo no setor do retalho comercial em Portugal».

O responsável acrescenta que «além disso, é também um reconhecimento do empenho da Nhood na implementação de práticas de gestão que respeitam os princípios da economia circular, ao investir em fontes de energia renováveis, reduzir o consumo de recursos e recuperar materiais. Continuaremos a liderar pelo exemplo, promovendo mudanças significativas que beneficiem tanto o ambiente e como as comunidades onde operamos».

O eCIRCULAR, desenvolvido pela ADENE, é um sistema para que as organizações dinamizem ações e obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular. Permite uma avaliação do desempenho da circularidade das empresas e outras entidades, por auditores, com a emissão de um documento de classificação. Esse documento de classificação inclui a classificação obtida – de A+ (a melhor) a F (a pior) – e a indicação de possíveis melhorias. 

PUB
PUB