Arrancou a 1 de junho o projeto “SMARTER4EU – Launching new Taxonomy-aligned Green Homes & Green Mortgages programs in the EU” (Programas de financiamento verde alinhados com a nova taxonomia europeia).
Este projeto, que é financiado no âmbito do programa LIFE da Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency da Comissão Europeia, tem como objetivo promover a definição e operacionalização de programas de “hipotecas verdes”, isto é, a consideração de critérios de sustentabilidade na avaliação de edifícios, estabelecendo a sua ligação com o setor financeiro e bancário, e apoiando também os grupos mais vulneráveis no acesso à habitação.
A Adene, enquanto Agência Nacional para a Energia, é um dos parceiros do projeto, sendo a entidade responsável pela implementação nacional desta iniciativa. Uma das suas principais tarefas será a adaptação ao contexto português dos materiais e ferramentas já desenvolvidas no âmbito do projeto SMARTER Finance for Families, bem como a sua apresentação aos stakeholders nacionais mais relevantes, nomeadamente entidades do setor financeiro que se queiram associar à iniciativa.
O projeto SMARTER4EU será coordenado pelo Romania Green Building Council (RoGBC) e terá a duração de 24 meses. Procurará promover o investimento de mais de 100 mil milhões euros em projetos residenciais na Europa, que devem cumprir ou exceder os parâmetros da definição de “finanças verdes” da Taxonomia Europeia para atividades sustentáveis, bem como enquadrar os critérios do sistema europeu de avaliação LEVEL(s) e standards CEN, de modo a garantir um adequado nível de desempenho ambiental.