Sustentabilidade

29 de maio celebrou o Dia Nacional da Energia



                      29 de maio celebrou o Dia Nacional da Energia

Ontem, dia 29 de maio, celebrou-se o Dia Nacional da Energia, que se deu pela primeira vez em 1981, por ação da Direção Geral de Energia.

De acordo com a Adene, o Dia Nacional da Energia tem como objetivo, para além de incentivar uma utilização mais sustentável dos recursos e das fontes de energia renováveis, «sensibilizar, motivar e mobilizar os cidadãos para a necessidade de maior uma eficiência energética, (e hídrica)». A promoção de uma maior democratização do acesso e o uso da energia de forma a combater a pobreza energética, são outros dos alvos deste Dia Nacional da Energia, que deve ser celebrado «todos os dias», segundo a Adene.

Enquanto Agência para a Energia, reforçam, durante um mês, uma aposta assente na «informação, formação, literacia energética e mudança nos padrões de comportamento», comunicando a energia «para miúdos e graúdos», contribuindo adicionalmente para uma maior eficiência e responsabilidade no consumo de energia (e água), refere a Adene.

No dia 8 de junho, a Adene preside o evento "Promoting energy and water use reduction at national and local levels", que reúne agências nacionais de energia, atores locais e outras partes interessadas, que, vão debater sobre «respostas estratégicas a curto, médio e longo prazo à atual crise energética na Europa, a importância do equilíbrio entre as três dimensões do trilema energético (segurança, acessibilidade e sustentabilidade), a importância do foco na eficiência energética e na descarbonização, e a necessidade de identificar formas de desbloquear oportunidades de ação colaborativa entre atores nacionais e locais», de acordo com a Adene.

De recordar que, a Adene, assumiu em 2022 a presidência da Rede Europeia de Energia, algo que cria a possibilidade de lançar novos desafios e levar novas abordagens para os temas da energia.

PUB
PUB