Três edifícios localizados na Rua do Gonçalinho, no coração histórico de Viseu, serão reabilitados e convertidos em alojamento a custos controlados para estudantes universitários, num investimento aproximado de três milhões de euros.
Esta empreitada, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), realiza-se no âmbito do "Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis”. O ato de consignação da obra teve lugar nesta semana e o prazo de execução é de 483 dias, com capacidade para acomodar 52 estudantes em 28 quartos, lê-se no site oficial da Câmara de Viseu.
A intervenção prevê a reabilitação dos três edifícios existentes, com foco na preservação da fachada voltada para a Rua do Gonçalinho. Estão previstas a criação de 28 quartos e várias áreas de uso comum, incluindo 2 cozinhas, 2 salas de refeições, 2 salas de convívio, 1 sala de estudo, 1 biblioteca, instalações sanitárias, espaços exteriores de convívio e outras zonas técnicas.
A empreitada visa também aumentar a eficiência energética do edifício, com a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura, reservatórios para reaproveitamento de águas pluviais para rega e um sistema de domótica para a gestão integrada dos equipamentos.