Cidades

Viseu cria alojamento para estudantes em edifícios do centro histórico



                      Viseu cria alojamento para estudantes em edifícios do centro histórico
Viseu. Fotografia de Vitor Oliveira, Wikimedia Commons.

Três edifícios localizados na Rua do Gonçalinho, no coração histórico de Viseu, serão reabilitados e convertidos em alojamento a custos controlados para estudantes universitários, num investimento aproximado de três milhões de euros.

Esta empreitada, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), realiza-se no âmbito do "Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis”. O ato de consignação da obra teve lugar nesta semana e o prazo de execução é de 483 dias, com capacidade para acomodar 52 estudantes em 28 quartos, lê-se no site oficial da Câmara de Viseu.

A intervenção prevê a reabilitação dos três edifícios existentes, com foco na preservação da fachada voltada para a Rua do Gonçalinho. Estão previstas a criação de 28 quartos e várias áreas de uso comum, incluindo 2 cozinhas, 2 salas de refeições, 2 salas de convívio, 1 sala de estudo, 1 biblioteca, instalações sanitárias, espaços exteriores de convívio e outras zonas técnicas.

A empreitada visa também aumentar a eficiência energética do edifício, com a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura, reservatórios para reaproveitamento de águas pluviais para rega e um sistema de domótica para a gestão integrada dos equipamentos.

PUB
PUB