Semana RU

Vila Nova de Gaia cria Laboratório da Cidade Relacional



                      Vila Nova de Gaia cria Laboratório da Cidade Relacional

O Município de Gaia, através da Gaiurb – E.M., e em cooperação com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), criou o primeiro Laboratório da Cidade Relacional em Portugal, com o objetivo de «refletir sobre o mundo atual e pensar não só nas relações das pessoas, mas das pessoas com o território e dos Municípios entre si», explicou António Miguel Castro, Presidente do Conselho de Administração, Gaiurb – E.M.

Aliando o conhecimento técnico da Gaiurb, E.M. à experiência social do IPAV, este projeto será «um aliado prático da comunidade urbanística na relação com todos os agentes, aproximando pessoas e instituições», sublinhou Carlos Liz, do IPAV.

O Laboratório de Cidades Relacionais terá instalações na Casa dos Ferradores, na Rua Cândido dos Reis, em Vila Nova de Gaia, e será responsável por promover estudos e estratégias em articulação com as universidades e envolvendo diferentes agentes numa análise ao impacto das dinâmicas do urbanismo no bem-estar das pessoas.

Com experiência em Inglaterra, França e nos Estados Unidos, este «projeto-piloto, experimental e pioneiro» poderá crescer e alcançar outros Municípios. Isto porque tal como sublinhou António Miguel Castro «as cidades competem entre si, mas também podem colaborar».

A conferência “Gaia: O laboratório da cidade relacional” decorreu no dia 23 de novembro, uma sessão inscrita no âmbito da programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto e contou com as participações de Álvaro Santos, CEO da Agenda Urbana; António Miguel Castro, Presidente do Conselho de Administração, Gaiurb – E.M.; Carlos Liz e Luís Sousa, ambos do IPAV.

PUB
PUB