A reabilitação do bairro municipal Vila Dias vai avançar após aprovação unânime, em reunião da Câmara Municipal de Lisboa, num projeto que prevê a construção de um novo bloco habitacional com 72 fogos, a par da requalificação da rede viária, das infraestruturas e do espaço público envolvente.
Integrada no Programa Pátios e Vilas, a intervenção representa um investimento de 11,47 milhões de euros e terá um prazo de execução de 720 dias. O objetivo passa por reforçar a oferta de habitação municipal a preços acessíveis no centro da cidade, ao mesmo tempo que se recupera uma área urbana degradada.
Segundo o presidente da autarquia, Carlos Moedas, o projeto "permitirá recuperar uma área degradada da cidade, criar respostas habitacionais e garantir o realojamento dos moradores em condições dignas, reforçando o direito à habitação, o sentido de pertença à comunidade e a qualidade de vida de quem ali reside”.
A intervenção será desenvolvida em duas fases. Numa primeira etapa, os trabalhos vão centrar-se na construção das novas habitações e na renovação das infraestruturas, assegurando condições de habitabilidade aos residentes que optem por permanecer na vila após a requalificação. Numa fase posterior, e depois do realojamento dos moradores nas novas frações ou noutras zonas da cidade, avançará a reconstrução e recuperação das áreas da Vila Dias que se prevê manter.
Com mais de um século de existência, a Vila Dias, na freguesia do Beato, nasceu há 132 anos encostada à linha férrea, como resposta habitacional para os operários das fábricas de Xabregas.