Lisboa

Unicorn Factory vai ter novo projeto Co-living Beato



                      Unicorn Factory vai ter novo projeto Co-living Beato

O antigo Convento das Grilas e a Residência de Oficiais, em Lisboa, serão totalmente transformados e darão lugar a um espaço de habitação colaborativa sustentável, o futuro Co-living Beato, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Unicorn Factory e a Mota-Engil.

A sessão de apresentação pública do projeto decorreu esta segunda-feira e marca o arranque das obras de reabilitação, e contou com a presença de Carlos Moedas, Presidente da CML, Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil, e Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa, que realizaram uma visita guiada à obra. Para o Carlos Moedas, Presidente da CML, “este foi um projeto há muito prometido e que conseguimos agora concretizar. É mais um edifício histórico reabilitado, que vem modernizar a Freguesia do Beato e reforçar a dinâmica que a Fábrica de Unicórnios veio trazer para aquela zona da cidade”.

A EMERGE, empresa promotora da Mota-Engil, irá implementar neste espaço reabilitado conceitos mais inovadores de co-living, “assumindo ainda um papel ativo na dinamização de uma comunidade tecnológica, criativa e empreendedora, em alinhamento com a identidade urbana da cidade”, pode ler-se em comunicado de imprensa. Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil, destacou na ocasião que “este não é apenas um edifício. É um novo modelo de habitação urbana. Um espaço de vida que acolherá inovação, comunidade e futuro. Este projeto é um gesto de confiança no futuro: uma resposta habitacional sustentável, acessível e transformadora, ancorada em partilha, colaboração e pertença. A Mota-Engil tem orgulho em fazer parte desta visão de cidade em movimento.”

De acordo com a Lusa e o idealista/news, as cerca de 80 unidades de alojamento, com 137 quartos, serão distribuídas por 4 pisos, com zonas comuns como cozinhas partilhadas, lavandaria, salas de estar e terraços. A sustentabilidade é uma das principais preocupações, e inclui energia solar e integração na comunidade energética do Beato.

Este projeto é assinado pela Promontório Arquitetos e recupera património com mais de 350 anos de história, preservando elementos originais como fachadas, escadas, abóbadas e o emblemático relógio, que “serão reinterpretados através de uma linguagem arquitetónica contemporânea”, pode ainda ler-se no mesmo comunicado de imprensa.

De recordar que o Convento das Grilas foi criado em 1663 por ordem da rainha Dona Luísa de Gusmão, e que durante mais de dois séculos acolheu a Ordem de Santo Agostinho. As Freiras Grilas contribuíram para a dinamização do Beato, envolvendo-se na atividade económica e portuária, tendo também criado um grande armazém para venda de artigos que chegavam ao Porto de Lisboa.

Já no século XX integrou a infraestrutura da Manutenção Militar, tendo servido de dormitório para o Exército português.

Em 2021, com a criação da Fábrica de Unicórnios, o espaço ganhou uma nova dinâmica, e conta hoje com mais de 1.500 colaboradores e 16 empresas. Desde 2022, já recebeu mais de 150 eventos nas áreas da cultura, educação e tecnologia, incluindo a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, organizada pela VI.

 

PUB
PUB