Recentemente adquirido pela produtora UAU, que em 2011 adquiriu o Teatro Tivoli BBVA, o Cine-Teatro Vale Formoso vai ser reabilitado estando prevista a sua reabertura no início de 2027.
O projeto para a obra de reabilitação foi entregue a um consórcio de arquitetos, a Metrourbe e Arsuna, que vai modernizar o espaço dando todas as condições para receber os mais diversos espetáculos, concertos, exposições, eventos culturais e corporativos. O projeto de reabilitação vai preservar os elementos de época que integram a memória coletiva portuense. O Cine-Teatro Vale Formoso e respetivas áreas envolventes contam com mais de 4200 m2. Além da sala principal, com cerca de 1000 lugares, o espaço dispõe de uma zona de restauração, independente da sala de espetáculos, assim como um espaço ao redor da sala principal que ganhará uma nova vida criativa com esta reabilitação - o jardim de inverno. A escadaria característica deste espaço, assim como a Torre que é possível ver na fachada, vão ser preservadas nesta obra.
“Renascerá no Porto um dos maiores espaços culturais da cidade e que, a curto-prazo, será uma referência para todos os públicos. A UAU devolve à cidade uma sala icónica, que tem um passado, presente e agora um futuro, aberto à cultura, às empresas e ao turismo”, destaca Paulo Dias, Diretor-Geral da UAU.
Projeto para a obra de reabilitação é apresentado dia 13 de setembro
Inaugurado em 1948, o Cine-Teatro Vale Formoso encerrou as portas às atividades culturais no início dos anos 90. Dia 13 de setembro, a UAU organiza um Dia Aberto à Comunidade (das 10h00 às 18h00) para que os portuenses possam visitar o espaço antes do arranque das obras. Neste dia, serão também apresentados os projetos de reabilitação em discussão, a cargo do consórcio de arquitetos Metrourbe e Arsuna.