Semana RU

Tudo o que vai acontecer no primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto



                      Tudo o que vai acontecer no primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto
A sessão de abertura oficial está marcada para as 14h45.

Prepara-se o regresso da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que este ano celebra a sua 13.ª edição com um programa dedicado à habitação e à inovação na construção. O evento volta a reunir o setor em três dias de conferências, debates, seminários e workshops, distribuídos por dois palcos e com mais de 100 oradores confirmados.

A Semana da Reabilitação Urbana percorre todo o ecossistema da habitação – das políticas públicas ao investimento privado – abordando modelos de financiamento, estratégias para habitação acessível e o papel crescente da industrialização na construção.

O programa arranca a 12 de novembro, quarta-feira, com a conferência “A Revolução em Curso – Os Novos Sistemas Construtivos e o BIM”, uma sessão dedicada às tecnologias que estão a transformar o modo como se constrói. Ainda durante a manhã, o painel “Uma Cidade Tecnológica como Fator de Valorização Imobiliária” propõe uma reflexão sobre o impacto da inovação urbana e da digitalização nas cidades e nos edifícios.

Miguel Pinto Luz marca presença na sessão de abertura

A sessão de abertura oficial está marcada para as 14h45, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, do Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos, e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. Logo após, terá lugar a inauguração da exposição “A Cidade feita pelas Mulheres”, uma iniciativa da WIRE Portugal, apadrinhada pela Câmara Municipal de Matosinhos, agendada para as 16h30 do dia 12 de novembro.

Seguem-se dois grandes debates. O primeiro junta Ordens Profissionais e as principais Associações da fileira da construção e do imobiliário para discutir as “Prioridades para a Habitação Acessível”. O segundo promove o primeiro encontro pós-eleições autárquicas entre os presidentes de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, centrado nos “Desafios para o Novo Ciclo Autárquico”.

O primeiro dia termina com a conferência “Territórios de Oportunidade e Modelos para a Habitação Acessível”, que reunirá representantes da banca, autarquias e promotores para analisar as geografias e os modelos que melhor respondem às necessidades de habitação a preços acessíveis.

O programa inclui ainda várias sessões paralelas:

  • 10h30: “Transição Energética e Envolvimento Participativo em Habitação Pública”, pela MatosinhosHabit

  • 12h00: “Casas Mais Eficientes – A Importância do Isolamento Térmico na Habitação”, pela Secil

  • 17h00: “Reforço Estrutural com Compromisso na Conservação de Património”, pela Fassa Bortolo

  • 18h00: “Arquitetura Fiscal do Imobiliário: enquadramento atual e reformas no horizonte”, pela Abreu Advogados e Imojuris

Com um programa abrangente e multidisciplinar, o primeiro dia da 13.ª Semana da Reabilitação Urbana do Porto promete abrir o debate sobre os principais desafios da habitação e da construção sustentável em Portugal.

A agenda completa já está disponível e inclui mais de uma centena de oradores distribuídos por dois palcos. As inscrições decorrem online e são gratuitas!

PUB
PUB