De acordo com os Censos (2021) existem, em Portugal, cerca de 830 mil edifícios construídos antes de 1960. «Tendo em conta o seu ciclo de vida, estes edifícios já tiveram ou terão brevemente necessidades de reabilitação para que se mantenham em boas condições e continuem a oferecer conforto a quem os usa ou habita», referiu Vasco Pereira, responsável pela área de formação da Saint-Gobain Portugal, que falava durante a sessão "Reabilitação com respeito pelo passado e pelo futuro!", na tarde do dia 8 de novembro.
Na reabilitação urbana as paredes são um dos elementos que requerem intervenção, mas «na renovação destas paredes é frequente serem usadas argamassas de cimento em substituição dos rebocos antigos, sem respeito pelos materiais originais ou pelos processos tradicionais de aplicação», alertou Vasco Pereira. As consequências do emprego de soluções inadequadas são conhecidas: «fissuração, descolamentos e afloramento de sais solúveis, entre outros».
A gama webercal, da Weber, marca da Saint-Gobain Portugal foi desenvolvida para responder aos desafios da reabilitação urbana de edifícios “comuns”, mas também para a reabilitação de edifícios antigos e históricos.
"A manutenção e reabilitação são formas de desacelerar o desgaste e a escolha dos materiais é um fator crucial", Vasco Pereira, responsável pela área de formação da Saint-Gobain Portugal.
Soluções da gama webercal, da Weber, para o interior e exterior dos edifícios
Entre as soluções disponíveis destacam-se os sistemas webertherm:
Webertherm Natura – sistema de conceito natural baseado em placas de aglomerado de cortiça expandida e argamassas de cal.
Webertherm Mechanic – sistema de isolamento mineral baseado em reboco isolante.