Estão abertas as candidaturas ao ReaViva Sintra, programa de comparticipação para a realização de obras de imóveis em Áreas de Reabilitação Urbana.
A Câmara Municipal de Sintra aprovou assim as candidaturas do programa com uma dotação de 300 mil euros e comparticipação até 30 mil euros por candidatura para o ano de 2023, pode ler-se no site do município.
As candidaturas aprovadas, até esta ocasião, somaram um investimento de cerca 1 milhão e 681 mil euros, sendo que a comparticipação da Câmara Municipal de Sintra ronda os 541 mil 500 euros.
Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, refere que «com o ReaVIVA estamos a aplicar um modelo de gestão e de intervenção no território. Na nossa visão esta é uma metodologia que promove e valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para a regeneração e revitalização das áreas consideradas prioritárias, no que concerne à reabilitação de edificado».
Programa ReaVIVA aprovou 53 candidaturas
De acordo com comunicado, o Programa ReaVIVA aprovou um total de 53 candidaturas, das quais 33 têm a obra concluída, 19 têm contrato de celebrado e 1 está a aguardar celebração do contrato e uma encontra-se em avaliação, o que corresponde a um investimento total de na ordem dos 541 mil, por parte da autarquia.
As novas candidaturas decorrem durante todo o ano de 2023, para todas as Áreas de Reabilitação Urbana de Sintra.
A Câmara Municipal de Sintra aprovou ainda, em reunião, a atribuição de duas novas comparticipações a obras de conservação em edifícios ao abrigo do ReaVIVA no ano de 2022: os imóveis alvo de intervenção estão inseridos na Área de Reabilitação Urbana Mem Martins/Rio de Mouro, cujas candidaturas dizem respeito a dois prédios com mais de 30 anos.