Semana RU

Semana da Reabilitação Urbana do Porto abre hoje as portas em Matosinhos



                      Semana da Reabilitação Urbana do Porto abre hoje as portas em Matosinhos
São três dias de conferências, debates, seminários e workshops.

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto inicia-se esta quarta-feira para três dias de conferências, debates e workshops que voltam a reunir os principais agentes do setor. Na sua 13.ª edição, o evento coloca em destaque a habitação e a inovação na construção

Com mais de 100 oradores e dois palcos dedicados à discussão de políticas públicas, investimento e sustentabilidade, a Semana da Reabilitação Urbana percorre todo o ecossistema da habitação, explorando novos modelos de financiamento, estratégias para habitação acessível e o papel crescente da industrialização na construção.

Tudo o que vai acontecer no primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana

O primeiro dia arranca com a conferência “A Revolução em Curso – Os Novos Sistemas Construtivos e o BIM”, uma sessão dedicada às tecnologias que estão a transformar o modo como se constrói. Ainda durante a manhã, o painel “Uma Cidade Tecnológica como Fator de Valorização Imobiliária” propõe uma reflexão sobre o impacto da inovação urbana e da digitalização nas cidades e nos edifícios.

sessão de abertura oficial está marcada para as 14h45, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, do Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos, e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. Logo após, terá lugar a inauguração da exposição “A Cidade feita pelas Mulheres”, uma iniciativa da WIRE Portugal, apadrinhada pela Câmara Municipal de Matosinhos, agendada para as 16h30 do dia 12 de novembro.

Seguem-se dois grandes debates. O primeiro junta Ordens Profissionais e as principais Associações da fileira da construção e do imobiliário para discutir as “Prioridades para a Habitação Acessível”. O segundo promove o primeiro encontro pós-eleições autárquicas entre os presidentes de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, centrado nos “Desafios para o Novo Ciclo Autárquico”.

O primeiro dia termina com a conferência “Territórios de Oportunidade e Modelos para a Habitação Acessível”, que reunirá representantes da banca, autarquias e promotores para analisar as geografias e os modelos que melhor respondem às necessidades de habitação a preços acessíveis.

O programa inclui ainda várias sessões paralelas:

  • 10h30: “Transição Energética e Envolvimento Participativo em Habitação Pública”, pela MatosinhosHabit

  • 12h00: “Casas Mais Eficientes – A Importância do Isolamento Térmico na Habitação”, pela Secil

  • 17h00: “Reforço Estrutural com Compromisso na Conservação de Património”, pela Fassa Bortolo

  • 18h00: “Arquitetura Fiscal do Imobiliário: enquadramento atual e reformas no horizonte”, pela Abreu Advogados e Imojuris

Com um programa abrangente e multidisciplinar, o primeiro dia da 13.ª Semana da Reabilitação Urbana do Porto promete abrir o debate sobre os principais desafios da habitação e da construção sustentável em Portugal.

A agenda completa está disponível online, reunindo mais de uma centena de oradores em dois palcos. As inscrições decorrem online e são gratuitas.

PUB
PUB