A contagem decrescente continua para a 13.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. De 12 a 14 de novembro, a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, é o palco do maior ciclo de conferências, debates e sessões técnicas dedicadas à cidade. Uma abordagem 360º com foco no acesso à habitação, ao financiamento, à transição energética e sustentabilidade, mas também à economia.
Depois de um primeiro dia marcado pelo debate em torno da inovação, da industrialização e das políticas públicas de habitação, o segundo dia promete colocar o foco nas cooperativas de habitação, na eficiência energética e nas novas soluções de financiamento.
Na manhã de quinta-feira, 13 de novembro, os trabalhos reabrem às 10h00 com a conferência “Cooperativas de Habitação – Os exemplos internacionais como soluções de acesso à habitação”. Com forte expressão em países europeus, em particular em Espanha, as cooperativas de habitação assumem-se como uma alternativa viável também para Portugal.
Num ano especial para a ADENE, que celebra 25 anos, a Semana da Reabilitação Urbana assinala a data com a conferência “O caminho dos edifícios nZEB e o balanço de 25 anos de certificação energética em Portugal”. O debate será uma oportunidade para avaliar o impacto da certificação energética no edificado português e refletir sobre os desafios que se colocam na transição para edifícios de balanço energético quase nulo (nZEB).
A revisão do Simplex Urbanístico será outro dos temas centrais do dia. O Governo anunciou, em setembro, que a proposta está “na calha para muito em breve”, e a Semana da Reabilitação Urbana abre espaço ao debate com a conferência “O Novo Simplex Urbanístico – Como evoluímos e quais os desafios?”, marcada para as 15h00.
O segundo dia encerra com a conferência “Novas Soluções de Financiamento para Habitação Acessível”, dedicada à análise dos modelos de build-to-rent e ao impacto que o formato começa a ter no Porto, onde já representa cerca de 400 habitações. A sessão vai ainda abordar o potencial de um programa nacional de arrendamento acessível promovido através deste modelo.
O programa do dia 13 de novembro inclui ainda várias sessões paralelas:
-
10h30 – “Ferramenta de cálculo inovadora para dimensionamento dos sistemas de reforço estrutural”, pela Mapei
-
12h00 – “Ligações e Reabilitação do Património em Madeira”, pela Tecofix
-
14h30 – “Tendências na Habitação: preços, vendas, rendas e investimento”, pela Confidencial Imobiliário
-
15h30 – “Light Steel Framing – Reabilitação Sustentável em Aço Leve”, pela Perfisa
-
17h00 – “Sem isolamento não há conforto. Soluções para fachadas”, pelo Grupo Preceram
-
18h00 – “A nova simplificação dos licenciamentos: as novidades que se avizinham”, pela Imojuris e Morais Leitão
Acompanhe a PROGRAMAÇÃO e não perca a oportunidade de estar presente! A SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO decorre na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, de 12 a 14 de novembro. Este é um evento de acesso livre, mas sujeito a INSCRIÇÃO.