Localizada em Vairão, Vila do Conde, a Quinta de Crasto remonta a meados do século XIX. Depois de quinta agrícola privada, a Quinta de Crasto foi equipamento público, chegando a constituir-se como Museu Agrícola entre Douro e Minho. O projeto desenvolvido pelo atelier do arquiteto Nuno Valentim, consiste na reabilitação do conjunto edificado da Quinta de Crasto e sua adaptação para instalação da sede da Associação Biopolis, reconvertendo as áreas existentes em espaços de trabalho de gabinetes e open space, salas de reuniões, espaços de uso comum e espaços de laboratório. A TPS – Teixeira, Pinto & Soares foi a construtora responsável pela obra.
Palacete Monte da Luz é candidato ao Prémio de melhor reabilitação de uso Residencial
Entre as obras mais recentes do arquiteto Nuno Valentim conhecemos também a reabilitação de um edifício de habitação, do início do século XX, no Porto. Um projeto que prima pela manutenção do desenho original do edifício na sua expressão exterior e interior.
Destaque para a conservação de azulejos, cantarias, beirados em madeira, gradeamentos em ferro, tetos estucados, lambris, rodapés, portas/guarnições/portadas, pinturas/escaiola, pavimentos e caixilharias. Esta intervenção foi promovida pela Essential Capacity e a obra executada pela construtora Revivis – Reabilitação, Restauro e Construção.
Cascais é a cidade anfitriã do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025
A celebrar a sua XIII edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) é recebido em Cascais, no dia 15 de maio, para a cerimónia de entrega dos galardões. Uma noite de celebração em que serão anunciados os vencedores deste prémio em dez categorias distintas:
- Impacto Social
- Turístico
- Comercial & Serviços
- Residencial
- Cidade do Porto
- Cidade de Lisboa
- Melhor intervenção inferior a 1000 m2
- Restauro
- Sustentabilidade
- Reabilitação Estrutural
A concurso estão mais de 80 candidatos, são obras de reabilitação e regeneração urbanas, de norte a sul do país, incluindo ilhas, que contribuem para cidades com mais habitação, comércio, serviços e turismo.
Destacar o Prémio "Mestres da Construção", inscrito no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Este prémio é atribuído a um profissional, com mais de 10 anos de experiência, que se distingue no âmbito da sua arte e do seu ofício. Falamos de carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre tantas outras categorias profissionais, que preservam uma arte ou ofício.
Acompanhe todas as novidades em RE Portugal, em Vida Imobiliária e no site do premio.vidaimobiliaria.com.