As "ilhas" no Porto são um tipo de habitação operária, típica do século XIX, constituída por edifícios unifamiliares no centro da cidade. Estas antigas habitações têm ganho uma nova vida, primeiro com o impulso do turismo e agora pela procura de espaços de habitação.
Exemplo desta transformação, a arquiteta Jandira Oliveira, do atelier J2MO Architecture, apresenta ao PNRU a reabilitação de dois pequenos edifícios dos quais nasceram quatro unidades habitacionais autónomas, constituídas em propriedade horizontal.
Um projeto que é candidato ao PNRU nas categorias Melhor intervenção de Uso Residencial e Melhor intervenção Inferior a 1000m2.
Cerimónia de entrega dos Prémios decorre no dia 30 de maio
Em contagem decrescente, a expectativa é grande. No próximo dia 30 de maio serão conhecidos os vencedores da edição de 2023 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), numa cerimónia que decorrerá no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O PNRU tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.
Acrescem os patrocínios platina da Schmitt + Sohn Elevadores, da Saint-Gobain, da Victoria Seguros e da Savills e o patrocínio ouro da Revigrés, da Sanitana e da CIN. A C. Santos VP, concessionária oficial da marca Mercedes-Benz em Portugal, também apoia o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Acompanhe todas as novidades em premio.vidaimobiliaria.com.