Distinguindo-se por ser a única empresa da sua área com capacidade para, além de instalar e fazer manutenção, conceber e produzir elevadores em Portugal, a Schmitt+Sohn tem-se também diferenciado pela aposta na reabilitação urbana, uma área que elegeu como estratégica há mais de 10 anos.
A empresa trabalha este segmento a partir do Centro de Competências REABILITAR+, uma ideia original da equipa portuguesa e que disponibiliza uma gama de serviços e produtos especificamente ajustados aos desafios da reabilitação urbana. Desde a instalação de novos equipamentos em projetos de reabilitação de grande complexidade, às intervenções de recuperação de elevadores já instalados, incluindo equipamentos centenários, a Schmitt+Sohn tem vindo a construir um vasto portefólio de projetos com soluções REABILITAR+, onde se destaca a qualidade dos empreendimentos intervencionados e, cada vez mais, a diversidade das funcionalidades dos projetos.
Exemplo disso foi a recente instalação de equipamentos da marca num projeto que converteu um antigo edifício industrial num inovador empreendimento de CoLiving, um dos novos formatos de habitação partilhada que começa a surgir em Portugal. Trata-se do Santa Apolónia Smart Studio, promovido pela KKR Imo, com 114 studios e situado na zona da emblemática estação de Santa Apolónia, em Lisboa, com o benefício de estar a meros passos do rio Tejo.
Outra recente entrada para o portefólio de projetos de reabilitação equipados pela Schmitt+Sohn foi o novo Museu Berardo Estremoz. Situado naquela cidade alentejana, o Museu é uma iniciativa conjunta da Coleção Berardo e da Câmara Municipal de Estremoz. O equipamento museológico apresenta aquela que é considerada a maior coleção privada de azulejos de Portugal, traçando a história dos últimos oito séculos da azulejaria através da exposição inaugural “800 Anos de História do Azulejo”. A intervenção neste projeto contemplou duas etapas, nomeadamente a reabilitação do Palácio dos Henriques e a criação do Museu Berardo Estremoz.
Habitação
A par da instalação num número crescente de projetos em novos segmentos, a Schmitt+Sohn continua a dar cartas nos setores tradicionais, como é o caso da habitação. Dois dos principais projetos de reabilitação residencial em Lisboa a integrar o portefólio de projetos equipados com Schmitt+Sohn são o Santos Design e o Unique Chiado. O Santos Design situa-se na transição do Largo de Santos com o Largo Vitorino Damásio, na frente ribeirinha de Lisboa. Promovido pela Stone Capital, este projeto de reabilitação para habitação resultou num edifício com 23 apartamentos, entre o T1 e o T5, além de duas unidades de retalho, somando uma área de 6.000 m². O projeto integra ainda estacionamento, ginásio e um espaço para co-working.
O Unique Chiado, situado no Largo Bordalo Pinheiro, no coração deste tradicional bairro da capital, é promovido pela Libertas. Este projeto reabilita um edifício de século XIX, preservando a sua fachada histórica e dando um cunho de modernidade aos seus 10 apartamentos exclusivos, onde a aposta é na personalização máxima dos acabamentos. O elevador alinha nesta aposta de máxima diferenciação ao integrar, na cabina, um tradicional painel de azulejaria portuguesa em tons de azul, branco e amarelo.