Projetos

Reabilitação de edifício dá vida a 8 apartamentos de luxo em Lisboa



                      Reabilitação de edifício dá vida a 8 apartamentos de luxo em Lisboa
Projeto de reabilitação da Mexto Property Investment.

Em pleno centro de Lisboa, surge um edifício que dá primazia à qualidade dos materiais e ao detalhe, valorizando o património existente. Com o nome Rodrigo da Fonseca Prime Residences, este projeto residencial composto por oito apartamentos de luxo, é desenvolvido pela promotora Mexto Property Investment.

«Depois de longos meses de trabalho de reabilitação deste edifício com caraterísticas ao estilo Belle-Epoque, classificado pela Carta Municipal do Património de Lisboa com valor patrimonial relevante, surge agora um projeto residencial composto por oito espaçosos apartamentos de luxo», lê-se em comunicado.

A Mexto sublinha que a reabilitação do edifício «respeita o passado, reinventado o interior através de um projeto contemporâneo com traços intemporais, caracterizado pela beleza clássica, típica de um edifício do início do séc. XX». A reabilitação foi desenvolvida pelo gabinete BFJ Arquitetos e Appleton & Domingos – Arquitetos.

Foi elaborado um projeto de reinvenção do edifício com o objetivo de o recriar como uma nova unidade habitacional de luxo, proporcionando uma leitura coerente com os espaços existentes assim como com as exigências do tempo atual.

Neste projeto aplicaram-se soluções com vista a tirar partido do património existente, preservando-o e valorizando-o. São exemplo as fachadas e empenas, incluindo gradeamentos, cantarias, azulejos e a porta principal.

Nesta intervenção optou-se por manter a lógica original do edifício de um fogo por andar nos dois pisos mais baixos que possuem jardim, e subdividir os restantes em duas frações – uma orientada para a rua, a outra para tardoz. Nos últimos andares, os apartamentos foram enriquecidos atribuindo-lhes uma parte do sótão. Na cave foi desenvolvido um piso de estacionamento, áreas técnicas, compartimento de lixo e arrecadações, além do logradouro.

«Na reabilitação do edifício houve ainda o extremo cuidado de recuperar materiais e funcionalidades originais, valorizando ainda mais as áreas comuns do edifício, como os tetos em estuque, as portas em madeira nobre, as escadas de mármore ou os ferros forjados», refere Tomas Suter, Senior Advisor & Partner da Mexto Property Investment.

PUB
PUB