O antigo Quartel do Monte Pedral no Porto vai ter uma residência de estudantes, com cerca de 5.000 metros quadrados, naquele que será o maior projeto de habitação de arrendamento acessível lançado em Portugal. No total, serão investidos cerca de 63 milhões de euros no antigo Quartel do Monte Pedral, lê-se em comunicado no portal Porto.pt.
O escritório de arquitetura MASSLab venceu o concurso público para desenhar o novo espaço da residência de estudantes. O desenho da nova residência de estudantes será também desenvolvido pela equipa de engenharia MOQ, e contará com a reconversão e a ampliação do atual edifício do quartel.
O terreno que tinha sido entregue à Câmara Municipal do Porto por parte do Estado, depois de um plano de loteamento concluído, por fim teve luz verde para desenvolver-se. O concurso de ideias para o quarteirão do Quartel já havia sido ganho pelo MASSLAB, em 2019, quando o terreno regressou à posse do Município do Porto.
Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, declara que «este terreno é a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade», lê-se no portal.
O concurso público para projeção da residência de estudantes está inserido no projeto de habitação acessível planteado para o espaço – a construção de quatro lotes de habitação colectiva e espaços para comércio e escritórios.