A reconstrução da Casa das Bocas, um edifício do séc. XVII, foi promovida pela Viseu Novo, SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu. Trata-se de um projeto de reconstrução desenvolvido pela arquiteta Natália Mendes Figueiredo e com a obra, concluída em dezembro de 2021, pela construtora Irmãos Almeida Cabral. Da reabilitação deste edifício nasceu uma Unidade de Saúde.
A Viseu Novo, SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu apresenta também a reabilitação da Casa da Calçada, um edifício datado do séc. XVIII e classificado como monumento nacional. O projeto de reabilitação foi confiado ao arquiteto Carlos Gaspar e a execução da obra às construtoras Soares & Carvalho – Sociedade de Construção Civil e Obras Públicas, ao agrupamento de empresas Jomanor e à Arqueohoje. Terminada a intervenção, em junho de 2020, o edifício quase devoluto recuperou todo o seu valor histórico e patrimonial tendo sido convertido num museu que, atualmente, alberga o espólio da família Keil Amaral.
Conheça todos os candidatos ao PNRU 2022
Concluída a fase de inscrição, conheça todos os candidatos em premio.vidaimobiliaria.com
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.
Somam-se os patrocínios platina da Schmitt + Sohn Elevadores, da Victoria Seguros e da Savills e o patrocínio ouro da Revigrés e da Sanitana. A Mercedes-Benz é a marca automóvel oficial do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.