PNRU

Projetos de norte a sul do país assinalam os 10 anos do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Projetos de norte a sul do país assinalam os 10 anos do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Terminada a fase de inscrição na edição de 2022 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, foram validados 78 candidatos, oriundos de 27 concelhos, designadamente: Águeda, Alenquer, Amarante, Amares, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Coimbra, Felgueiras, Figueira da Foz, Guimarães, Leiria, Lisboa, Câmara de Lobos (Madeira), Maia, Matosinhos, Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourém, Ponta Delgada (Açores), Porto, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Santo António e Viseu.

São intervenções de reabilitação urbana concluídas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021 e que concorrem ao Prémio de reabilitação urbana mais importante a nível nacional. Serão distinguidas as melhores intervenções de reabilitação urbana em 10 categorias, designadamente: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor intervenção inferior a 1.000 m².

Seguindo o calendário todos os candidatos irão apresentar os seus dossiers de candidatura à organização do Prémio até ao próximo dia 11 de março, seguindo-se a fase de avaliação.

Os vencedores serão eleitos por um júri composto por cinco personalidades de reconhecido mérito académico e profissional, designadamente: o professor Raimundo Mendes da Silva, doutorado em engenharia civil e coordenador da equipa do projeto de investigação aplicada «Reabilitar como Regra» (RcR); o economista e professor, João Duque; o arquiteto e antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos (triénio 2017-2019), José Manuel Pedreirinho; o arquiteto e Diretor-Geral da DGPC, João Carlos Santos; e o engenheiro e Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos.

Destacar a colaboração da Adene – Agência para a Energia responsável pela avaliação e pré-seleção dos candidatos elegíveis na categoria de Sustentabilidade.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana tem o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil.

Somam-se os patrocínios platina da Schmitt + Sohn Elevadores, da Victoria Seguros e da Savills e o patrocínio ouro da Revigrés e da Sanitana. A Mercedes-Benz é a marca automóvel oficial do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

A partir do dia 21 de fevereiro pode conhecer todos os candidatos à edição de 2022 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana no site oficial desta iniciativa, em premio.vidaimobiliaria.com

PUB
PUB