PNRU

Projetos do atelier depA architects são candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana



                      Projetos do atelier depA architects são candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Fotografia: © Francisco Ascensão

ABRIGO DOS PEQUENINOS - RESERVAS DOS MUSEUS MUNICIPAIS DO PORTO | PORTO

O edifício do Abrigo dos Pequeninos, localizado na Praça da Alegria, é um projeto original do arquiteto Rogério de Azevedo. Construído em 1935, para funcionar como creche, a sua reabilitação permitiu instalar a reserva museológica do acervo municipal do Porto. Uma intervenção promovida pelo Município do Porto, através da Domus Social, com projeto de reabilitação da depA architects e obra da Telhados de Água.

Fotografia: © José Campos

CASA EM ESPINHO | ESPINHO

A Casa em Espinho é um projeto do atelier depA architects para um cliente particular. Um projeto que se distingue pela conservação e valorização da preexistência, acrescentando notas de contemporaneidade e assumindo o novo contexto temporal. A execução do projeto foi entregue à F.A. & V. Araújo Construções.

Fotografia: © Frederico Martinho

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana anuncia vencedores dia 15 de maio

Em 2025 formalizaram a candidatura ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 82 obras de reabilitação e regeneração urbanas, de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira, num total de 26 concelhos. São mais de 500 mil metros quadrados de área intervencionada, obras concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Os vencedores serão anunciados dia 15 de maio, numa cerimónia que terá palco em Cascais, cidade anfitriã da cerimónia de entrega de Prémios.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana será atribuído em 10 categorias: Cidade de LisboaCidade do PortoImpacto SocialResidencialTurismoComércio & ServiçosSustentabilidadeReabilitação EstruturalRestauro; e Melhor intervenção com área inferior a 1000 m². A seleção dos vencedores caberá ao painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade". Será este amplo coletivo de personalidades e profissionais de reconhecido mérito e excelência que elegerá os vencedores nas dez categorias a concurso. 

Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que vai premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício. 

Conheça os candidatos e acompanhe todas as novidades em (RE) Portugal, em Vida Imobiliária e no site do premio.vidaimobiliaria.com

PUB
PUB