Foi aprovado em reunião de Câmara de Oeiras, o Plano de Pormenor Norte de Caxias (PPNC), um projeto destinado à reabilitação das antigas pedreiras de Caxias. Este plano aguarda agora a aprovação na Assembleia Municipal. O projeto prevê a construção de 600 habitações, incluindo cerca de 60 destinadas a habitação municipal, e 29 hectares de espaços verdes, correspondendo a 70% da área total de intervenção, estimada em 42 hectares.
Em causa está um investimento privado de 300 milhões de euros, segundo o Público, citado pelo Idealista/news. A aprovação deste plano, juntamente com a alteração da delimitação da área de Reserva Ecológica Nacional (REN) e do relatório de ponderação da discussão pública (que decorreu até início de dezembro), realizou-se na semana passada.
O projeto urbanístico engloba uma intervenção numa zona denominada “Pedregueiras”, focando especialmente numa grande área das antigas pedreiras com aproximadamente 42 hectares. A área em questão situa-se a oeste do Bairro da Pedreira Italiana e a sul da autoestrada A5.
Vera Freire, chefe de divisão do Departamento de Ordenamento do Território da Câmara Municipal de Oeiras, numa sessão de esclarecimento sobre o projeto, sublinha que este é «um plano vocacionado para a captação de empresas, mas também terá oferta de habitação, comércio e outros serviços, criando uma zona com uso misto de atividades», escreve a publicação.