O Programa "Morar Melhor" – destinado à reabilitação dos bairros municipais de Lisboa – avança com quatro novas empreitadas: duas no Bairro Casalinho da Ajuda, uma no Bairro Padre Cruz e outra no Bairro Alta de Lisboa Sul. O investimento total ronda os 6,8 milhões de euros, anunciou a Gebalis.
As duas empreitadas no Bairro Casalinho da Ajuda, com um investimento de 1.402.271,46 euros, preveem a reabilitação e conservação de edifícios localizados na Rua Fonseca Benevides, Rua Joaquim Fiadeiro e Rua do Casalinho da Ajuda.
Os projetos de reabilitação no bairro Casalinho da Ajuda vão incidir sobre as coberturas e beirais, fachadas dos lotes, tubos de queda, caleiras de cobertura e tubos ladrão, caixilharias, guardas de proteção, aumento das platibandas e portas exteriores. No total, serão abrangidas 95 frações e aproximadamente 260 moradores.
O Bairro Padre Cruz vai também receber obras de reabilitação em 13 lotes, correspondentes a 143 frações, num investimento de 2.750.601,68 euros. Cerca de 400 moradores vão beneficiar desta intervenção, que engloba a conservação, reparação e restauro dos edifícios existentes, com o objetivo de melhorar as condições de salubridade, conforto e habitabilidade. Deverá estar concluída no último trimestre de 2025.
Por sua vez, no Bairro Alta de Lisboa Sul, o Programa "Morar Melhor" será responsável pela conservação de 10 lotes, com 317 fogos habitacionais e cerca de 890 moradores. No total, serão investidos 2.642.326,14 euros numa empreitada que se estima concluída no início do último trimestre de 2025. As componentes principais deste projeto abrangem na generalidade: coberturas, fachadas, caixilharias, renovação das áreas comuns e espaços exteriores de serviços sociais.
Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, explica que «estas empreitadas fazem parte de um investimento ímpar da Câmara Municipal de Lisboa (CML) na reabilitação da habitação municipal. E são um exemplo do trabalho notável das equipas da CML e da Gebalis na execução deste programa e na prossecução do objetivo de melhorar a qualidade de vida aos moradores dos bairros geridos pelo município».
Estas empreitadas fazem parte do Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis que teve início em 2022 e é considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER).