Por intervenção de um investimento privado, de 25 milhões de euros, Viana do Castelo vai ter 116 fogos habitacionais a preços acessíveis, na Cidade Nova, na freguesia de Darque. O investimento vai reabilitar prédios já existentes para criar assim os apartamentos.
Fernando Peixoto, diretor-geral da Habitar Viana, afirmou durante a apresentação do investimento que «vamos mudar o paradigma daquela zona da cidade com todo um novo conceito habitacional na outra margem do rio Lima com ligação ao Cabedelo, fazendo com que esta área deixe de ser uma ilha», cita o Idealista/news.
Por estarem numa Área de Reabilitação Urbana, os apartamentos chegam ao mercado com preços mais acessíveis. A Área de Reabilitação Urbana Darque Cidade Nova foi aprovada em setembro pela Câmara de Viana do Castelo, sendo a 12.ª constituída pela autarquia.
O diretor-geral da Habitar Viana referiu que, para esta ARU, «propôs-se a redução em 50% das taxas administrativas cobradas pela Câmara Municipal no âmbito dos processos relativos a ações de reabilitação, nos termos definidos pela lei» e que a «isenção de IMI seja renovada, a requerimento do proprietário, por mais cinco anos, no caso de imóveis afetos a arrendamento para habitação permanente ou a habitação própria e permanente».
O responsável acrescentou ainda que «as áreas dos investimentos a que nos propomos estão dentro da ARU. Assim, podemos, logo à partida, oferecer o produto mais barato pois, na nossa opinião, os benefícios fiscais resultantes da ARU, nomeadamente o IVA a 6%, devem ser dados aos clientes e não devem servir para aumentar, ainda mais, a margem de lucro do promotor».