Em onze anos o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu mais de 700 candidatos, uma boa amostra da qualidade e diversidade das obras de reabilitação urbana realizadas em território nacional.
Em 2024, este Prémio vai mais longe e lança o desafio de distinguir os Mestres da Construção, profissionais cuja dedicação, à sua arte e ofício, merece ser reconhecida. Uma iniciativa que visa contribuir para a revitalização de profissões cujo abandono progressivo, pelos mais jovens, colocam em risco a sua continuidade.
Da carpintaria à cantaria, passando pelas mais diversas artes, a reabilitação de excelência precisa destes profissionais. Quais as características que distinguem as obras premiadas no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana? Quais as principais diretrizes de quem se dedica a esta atividade? De que forma a indústria dos materiais tem acompanhado estas exigências?
São convidados da conferência "Os mestres e a arte de reabilitar. Apresentação do Prémio Nacional RU 2024", Inês Flores-Colen, Presidente do GECoRPA – Grémio do Património; Filipe Ferreira, vogal da Direção do GECoRPA – Grémio do Património/AOF; João Carlos dos Santos, Diretor Geral, Direção-Geral do Património Cultural; Carlos Prata, Arquiteto, Professor Jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e Membro do Júri do PNRU; Artur Côrte-Real, Chefe de Divisão de Projetos e Promoção de Obras, Câmara Municipal de Matosinhos; Miguel Duarte, Specification Manager, Mapei; e representante da CIN. Um debate moderado por José Borges, vogal da Direção do GECoRPA – Grémio do Património/CBC.
Não perca a oportunidade de estar presente. As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a registo.
Conheça a programação completa da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. De 6 a 8 de novembro, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia.