Semana RU

Poupança energética : "75% da energia perde-se pela envolvente opaca"

Poupança energética : "75% da energia perde-se pela envolvente opaca"
Ávila e Sousa, Diretor Técnico do Grupo Preceram, na Semana da Reabilitação Urbana do Porto.

O retrato do parque edificado nacional não é animador. Se por um lado faltam casas, por outro, uma percentagem significativa das existentes não corresponde às exigências de segurança, conforto e poupança energética que o mercado exige.

«Os jornais fazem repetidas manchetes dizendo que Portugal é o país em que se morre de frio, apesar do clima temperado», relembrou Ávila e Sousa, Diretor Técnico do Grupo Preceram. Isto, apesar de hoje termos disponíveis «uma pluralidade de iniciativas da União Europeia tendentes à renovação energética dos edifícios». Entre os quais, em Portugal, «destaca-se o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) pelo volume de verba destinada à renovação dos edifícios».

"A melhor energia é a que não se gasta", Ávila e Sousa, Diretor Técnico do Grupo Preceram.

A poupança energética exige «desde logo a melhoria do isolamento térmico. 75% da energia perde-se pela envolvente opaca, ou seja, pelas paredes, pelas coberturas, pelos pavimentos», sublinhou.

«Na Fase II do Programa Edifícios mais Sustentáveis 2021/2022 apenas 1,2% das candidaturas foram para o isolamento das paredes e das coberturas e/ou pavimentos. Claramente foi mais fácil investir em painéis solares, bombas de calor e janelas do que no isolamento». O programa de apoio aos Condomínios Residenciais, aprovado em abril deste ano, «apoia a reabilitação da fachada dos prédios com uma evidente aposta no isolamento térmico», sublinhou. Com uma comparticipação até 80%, o especialista alertou que «há uma comparticipação adicional, no âmbito deste programa, se os materiais selecionados forem de base natural (ecomateriais) ou que incorporem materiais reciclados».

Grupo Preceram reafirma aposta na inovação e desenvolvimento e multiplica oferta de produtos e soluções

Com uma posição consolidada no mercado, o Grupo Preceram, especialista em tijolo cerâmico, lançou este ano o tijolo Térmico PRO25, uma solução com «um maior rendimento e rentabilidade». Mas o portfólio dos produtos e soluções do Grupo Preceram é muito alargado, entre os mais conhecidos, a argila expandida Nexclay ou os isolamentos minerais da Volcalis.

A sessão "Soluções para (re)construção rápida e sustentável | A excelência invísivel" decorreu na tarde do dia 8 de novembro, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.

O Grupo Preceram teve o seu stand no espaço expositivo da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Um espaço de networking e de contacto com o público para esclarecer dúvidas e conhecer as melhores soluções do mercado.
O Grupo Preceram teve o seu stand no espaço expositivo da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Um espaço de networking e de contacto com o público para esclarecer dúvidas e conhecer as melhores soluções do mercado.

PUB
PUB