Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025 (PNRU), que reconheceu os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana do país em dez categorias. No total foram premiadas oito intervenções localizadas no Porto, em Lisboa e em Vila do Conde, numa cerimónia que decorreu em Cascais.
Em 2025, o Porto acolhe os melhores projetos nas categorias Residencial, Comercial & Serviços e Restauro. Lisboa arrecadou os prémios para as áreas de Impacto Social, Estrutural, Sustentabilidade e melhor intervenção com área inferior a 1000m2. Já Vila do Conde recebeu o galardão de melhor reabilitação de Uso Turístico. Acrescem a estas categorias as distinções para melhor projeto no contexto da cidade de Lisboa e o melhor no contexto do Porto. O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria Mestres da Construção foi entregue ao mestre Augusto Sousa (transformação e colocação de mármores e granitos).
OS VENCEDORES DO PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2025 SÃO...
Categoria | RESIDENCIAL
Aliados 9 (Porto)
Categoria | TURÍSTICO
The Lince Santa Clara Hotel (Vila do Conde)
Categoria | COMERCIAL E SERVIÇOS
Time Out Market Porto (Porto)
Categoria | IMPACTO SOCIAL
Reabilitação e Ampliação do Centro de Arte Moderna Gulbenkian (Lisboa)
Categoria | CIDADE DE LISBOA
Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles (Lisboa)
Categoria | CIDADE DO PORTO
Time Out Market Porto (Porto)
Categoria | INFERIOR A 1.000 M2
Microcervejeira Browers (Lisboa)
Categoria | RESTAURO
Aliados 9 (Porto)
Categoria | REABILITAÇÃO ESTRUTURAL
Quarteirão do Rossio (Lisboa)
Categoria | SUSTENTABILIDADE
THE ARTT | Lisbon Boutique Apartments (Lisboa)
Categoria | MESTRES DA CONSTRUÇÃO
Augusto Sousa (transformação e colocação de mármores e granitos)
Os vencedores foram eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade". Este amplo coletivo de personalidades e profissionais de reconhecido mérito e excelência elegeu os vencedores nas dez categorias a concurso.
Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura.
Organizado pela Vida Imobiliária, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o superior apoio da SECIL. Destacar o patrocínio Platina, a esta iniciativa, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Savills, da Saint-Gobain e da Victoria Seguros, bem como o patrocínio Ouro da Revigrés e da BOSCH. Empresas que reconhecem na reabilitação urbana uma oportunidade de crescimento, tornando-se empresas de referência neste segmento.
Veja ou reveja os momentos que marcaram a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025.