Porto

Porto vai investir 3 milhões na reabilitação de 19 casas devolutas

Porto vai investir 3 milhões na reabilitação de 19 casas devolutas
Fotografia de Julia Volk, Pexels.

A Câmara do Porto vai reabilitar um conjunto de 19 casas devolutas no Bairro Social da Arrábida e na Colónia Viterbo de Campos. A Domus, empresa municipal responsável pelo projeto de requalificação, prevê um investimento de cerca de três milhões de euros, de acordo com comunicado no site da autarquia.

Ambos os complexos habitacionais partilham, além da localização, uma origem comum: foram construídos para alojar a classe trabalhadora, no início do século XX. A Colónia Viterbo de Campos é o primeiro empreendimento de habitação pública criado para os operários no Porto. Neste sentido, o Município pretende proteger e preservar, em todo o processo de requalificação, estes edifícios com um elevado interesse arquitetónico e valor patrimonial.

No que diz respeito ao Bairro Social da Arrábida, o projeto, a ser desenvolvido pelo gabinete João Fonseca & Gisela Pinto, irá permitir a reabilitação de dez casas, com quatro tipologias diferentes. Já na Colónia Viterbo de Campos, o projeto, da autoria do gabinete Cirurgias Urbanas, abrange as restantes nove habitações, de dois pisos e tipologias semelhantes.

O objetivo passa por conferir a estas casas uma melhor organização de espaço e um maior conforto. «Neste contexto, a reabilitação deste conjunto de edifícios devolutos tem, também, como missão introduzir referências para futuras intervenções nas restantes habitações, tornando possível recuperar uma identidade arquitetónica comum, digna e representativa do valor histórico e patrimonial do edificado», lê-se em comunicado.

De sublinhar que, os concursos públicos para adjudicação das empreitadas de reabilitação das 19 habitações, já foram lançados.

PUB
PUB