PNRU

Porto apresenta no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana obras com impacto social



                      Porto apresenta no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana obras com impacto social
Fotografia cedida pela GO Porto, entidade responsável pela candidatura.

Corredores Saudáveis – Parque da Alameda de Cartes | Porto

O Parque da Alameda de Cartes, no Porto, foi desenvolvido no âmbito do URBiNAT, um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. Trata-se de um espaço verde, com uma área de 40.000 m2, um exemplo claro de como a regeneração urbana pode ter um impacto social transformador. Esta é uma obra promovida pelo Município do Porto, através da GO Porto, com o apoio do arquiteto José Miguel Lameiras e da construtora Restradas – Revitalização de Estradas do Norte.

Reabilitação do atelier António Carneiro | Porto 

Fechado ao público há vários anos, o atelier António Carneiro, reabriu em 2024, depois da sua reabilitação e integração na rede de Museus Municipais do Porto. Uma obra promovida pelo Município do Porto, com o apoio da GO Porto, com projeto de reabilitação dos arquitetos Camilo Rebelo, Cristina Chicau e Patrício Guedes e obra da construtora Openline Portugal.

Fotografias cedidas pela GO Porto, entidade responsável pela candidatura.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana anuncia vencedores dia 15 de maio

Em 2025 formalizaram a candidatura ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 82 obras de reabilitação e regeneração urbanas, de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira, num total de 26 concelhos. São mais de 500 mil metros quadrados de área intervencionada, obras concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Os vencedores serão anunciados dia 15 de maio, numa cerimónia que terá palco em Cascais, cidade anfitriã da cerimónia de entrega de Prémios.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana será atribuído em 10 categorias: Cidade de LisboaCidade do PortoImpacto SocialResidencialTurismoComércio & ServiçosSustentabilidadeReabilitação EstruturalRestauro; e Melhor intervenção com área inferior a 1000 m². A seleção dos vencedores caberá ao painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade". Será este amplo coletivo de personalidades e profissionais de reconhecido mérito e excelência que elegerá os vencedores nas dez categorias a concurso. 

Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que vai premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício. 

Conheça os candidatos e acompanhe todas as novidades em (RE) Portugal, em Vida Imobiliária e no site do premio.vidaimobiliaria.com

PUB
PUB