Corredores Saudáveis – Parque da Alameda de Cartes | Porto
O Parque da Alameda de Cartes, no Porto, foi desenvolvido no âmbito do URBiNAT, um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. Trata-se de um espaço verde, com uma área de 40.000 m2, um exemplo claro de como a regeneração urbana pode ter um impacto social transformador. Esta é uma obra promovida pelo Município do Porto, através da GO Porto, com o apoio do arquiteto José Miguel Lameiras e da construtora Restradas – Revitalização de Estradas do Norte.
Reabilitação do atelier António Carneiro | Porto
Fechado ao público há vários anos, o atelier António Carneiro, reabriu em 2024, depois da sua reabilitação e integração na rede de Museus Municipais do Porto. Uma obra promovida pelo Município do Porto, com o apoio da GO Porto, com projeto de reabilitação dos arquitetos Camilo Rebelo, Cristina Chicau e Patrício Guedes e obra da construtora Openline Portugal.
Fotografias cedidas pela GO Porto, entidade responsável pela candidatura.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana anuncia vencedores dia 15 de maio
Em 2025 formalizaram a candidatura ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 82 obras de reabilitação e regeneração urbanas, de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira, num total de 26 concelhos. São mais de 500 mil metros quadrados de área intervencionada, obras concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Os vencedores serão anunciados dia 15 de maio, numa cerimónia que terá palco em Cascais, cidade anfitriã da cerimónia de entrega de Prémios.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana será atribuído em 10 categorias: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Sustentabilidade; Reabilitação Estrutural; Restauro; e Melhor intervenção com área inferior a 1000 m². A seleção dos vencedores caberá ao painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro. O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade". Será este amplo coletivo de personalidades e profissionais de reconhecido mérito e excelência que elegerá os vencedores nas dez categorias a concurso.
Acresce o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e que vai premiar profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício.
Conheça os candidatos e acompanhe todas as novidades em (RE) Portugal, em Vida Imobiliária e no site do premio.vidaimobiliaria.com