O Programa de Habitação Jovem nos Centros Históricos de Oeiras foi criado pela Câmara Municipal de Oeiras em 2006 com o objetivo de apoiar os jovens no acesso à habitação e promover a recuperação do parque edificado degradado e devoluto. É ao abrigo deste programa que conhecemos a reabilitação do edifício que ocupa os números 11 a 15 da Avenida Patrão Joaquim Lopes, em Paço de Arcos. Este edifício contempla um piso térreo para restauração e 5 fogos T1. O projeto de reabilitação é do atelier Genoma Urbano – Arquitectos e a obra, concluída em outubro de 2023, foi executada pela Loviril.
A Câmara Municipal de Oeiras concorre com o edifício da Avenida Patrão Joaquim Lopes 11-15, em Paço de Arcos, ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas categorias melhor reabilitação de Uso Residencial e melhor reabilitação com área inferior a 1000m2.
Inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana até 16 de fevereiro
Podem participar na edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, que não tenham sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem realizar a inscrição, online, até 16 de fevereiro.
Os vencedores serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.
Serão estas cinco personalidades que terão a responsabilidade de eleger os melhores projetos nas categorias: Residencial, Comercial & Serviços, Turístico, Impacto Social, Cidade de Lisboa, Cidade do Porto, Sustentabilidade, Reabilitação Estrutural, Restauro e Melhor Intervenção inferior a 1000 m2.
O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".
Não perca a oportunidade de participar e de fazer parte de uma das mais importantes iniciativas do setor da construção e do imobiliário. Todas as informações disponíveis online em premio.vidaimobiliaria.com.